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Qual a próxima etapa da indústria 4.0?

Nova análise da KPMG responde a essa pergunta e mostra os principais fatores que impulsionam a transformação do modelo de negócios através da indústria 4.0

Por: Redação CIMM      24/07/2023 

Não é novidade, mas a verdadeira transformação do modelo de negócio da indústria passa, necessariamente, pela digitalização, como reforça o sócio-líder da área de consultoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, Dustin Pozzetti. Mas o novo relatório da empresa de consultoria KPMG, “Transformação do modelo de negócios: a próxima etapa da Indústria 4.0” [Business model transformation: The next stage of Industry 4.0], vai além e apresenta uma abordagem ampla sobre como aplicar uma série de tecnologias para mudar a maneira pela qual uma empresa como um todo faz acordos.

“A verdadeira transformação passa necessariamente pela digitalização, proporcionando perenidade, agilidade e resiliência. A digitalização empurra para, naturalmente, a organização planejar novos modelos de negócios, especialmente baseado no valor dos dados que vêm da operação”, disse Pozzetti. “Ao fazê-lo, a empresa pode desenvolver uma relação mais profunda e rica com os clientes e por um período contínuo. Como resultado disso, a relação torna-se menos transacional e mais mutuamente benéfica. Os fabricantes industriais devem ser capazes de engajar projetos de inovação que possam levar a melhores produtos, tanto para o usuário final quanto para o produtor”, disse Pozzetti.

De acordo com Jörg Schwarz, Diretor de Consultoria da KPMG na Alemanha, anteriormente os fabricantes costumavam mudar apenas um único aspecto de seu modelo de negócios, mas agora enfrentam muitos elementos disruptivos que podem transformar toda a dinâmica operacional das empresas. Ele exemplifica isso no relatório com o caso de um fabricante de motores para carros e empilhadeiras, que está migrando para motores digitalizados que fornecem dados, o que implica pensar em seus produtos de uma maneira inovadora, como uma plataforma de dados capaz de compartilhar informações com os clientes, resultando em relacionamentos mais duradouros e maior interação com o público-alvo, em comparação com o passado, onde havia poucos pontos de contato.

Benefícios potenciais 

O levantamento traz os seguintes benefícios potenciais que podem ser mensurados através aceleração da digitalização através da Indústria 4.0:

  • Potencial aumento de Receita obtida de serviços;
  • Aumento integração digital da cadeia através da Indústria 4.0. pode ampliar receita obtida dos canais digitais e das assinaturas nos serviços;
  • Eficiência operacional pela digitalização traz impactos na redução de custos operacionais;
  • Maneiras diferentes de monetizar dados operacionais;
  • Eficiência nas decisões proporcionadas pela digitalização e dados operacionais de tarefas que podem ser reduzidas como resultado da transformação;
  • Modelo com maior maturidade digital, tendem a agilizar o modelo de atendimento comercial, aumento, por exemplo, o número de clientes atendidos por vendedor.

Alguns exemplos de transformação do modelo de negócios apontados incluem os seguintes: construção de infraestruturas de dados completamente novas; mudança radical nas abordagens de vendas do preço por peça para os modelos como serviço; separação de compartimentais na empresa e, por exemplo, diminuição da discrepância entre o desenvolvimento de produtos e o marketing e vendas; e o refinamento dos processos de gestão de relacionamento com o cliente e de serviços para o desenvolvimento de uma relação contínua com o cliente.

Colaboração e liderança

Segundo o documento, os fabricantes industriais estão entrando em uma nova fase da jornada de transformação digital que é maior em termos de escopo e complexidade do que antes. Desta maneira, a transformação do modelo de negócios é um desafio para muitas organizações, pois a liderança geralmente adota uma abordagem de cima para baixo, sem considerar o impacto nos funcionários. No entanto, ao adotar uma abordagem mais transparente e aberta, aproveitando as ideias dos funcionários, a empresa pode influenciar positivamente o impacto dessas mudanças e o valor que elas trazem.


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“As empresas enfrentam várias dificuldades-chave para se transformar. Os líderes corporativos devem começar cedo a desenvolver habilidades em toda a organização e todo funcionário precisa estar digitalmente consciente e capaz de utilizar as tecnologias necessárias no trabalho. Isso é algo que a gerência deve prever para que elas possam elaborar um processo de mudança na força de trabalho", destaca o sócio-líder de manufatura industrial da KPMG no Brasil, Luiz Sávio.

É crucial que as empresas definam claramente os resultados comerciais que buscam alcançar por meio da transformação, pois isso facilita a seleção das tecnologias adequadas para atingir esses objetivos. Além disso, a colaboração entre a liderança de negócios, tecnologia, clientes e fornecedores é fundamental para o sucesso da transformação. Incluir a participação da força de trabalho em todos os níveis também é essencial, pois seu feedback pode trazer insights valiosos que a liderança poderia não perceber, garantindo assim o sucesso da transformação do modelo de negócios em toda a empresa.

“O tema central da Indústria 4.0 não é a aplicação de determinada tecnologia. Ela sempre é e será um meio, nunca um fim. O DNA da Indústria 4.0 é a busca pela digitalização fim a fim da cadeia de valor do modelo de negócio. Portanto, é muito relevante que o conhecimento tecnológico aplicado às operações seja central para a verdadeira transformação digital das organizações. A partir daí falar também em novos modelos de negócios – baseado nos dados da operação por exemplo – passa a ser um movimento absolutamente natural para as indústrias", adiciona Sávio.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

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