Após faturar US$ 33 milhões, a Emnify escolheu o Brasil para iniciar a expansão na América Latina, anunciou recentemente a empresa. A entrada da provedora alemã no Brasil significa reforço nos serviços de conectividade IoT e M2M.
Com acesso a 400 redes de celulares ao redor do mundo, a Emnify trabalha com tecnologias de conectividade para dispositivos que fazem parte do ecossistema de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), sobretudo no setor do agronegócio.
Maior velocidade e resistência
De acordo com o portal Infomoney, os chips M2M funcionam do mesmo modo que os tradicionais para smartphones, com a diferença de que conseguem uma transmissão de dados em uma velocidade maior e de forma segregada, mesmo usando a infraestrutura das grandes operadoras para funcionar.
Além disso, o chip M2M é fabricado com materiais diferentes, pois tem de ser capaz de aguentar condições climáticas extremas e produtos abrasivos.
“Essa decisão faz parte de um plano de aceleração da Emnify no mundo todo. Recebemos um investimento de US$ 57 milhões, que impulsionou a chegada ao Brasil, aos Estados Unidos - que já acontece desde o ano passado - e em outros mercados-chave”, afirmou ao Infomoney Carlos Campos, diretor-geral da companhia.
Vendas
As vendas de serviços iniciam ainda neste trimestre, mas o sinal da rede de dados já está funcionando em todo o território nacional. A companhia fechou contrato com as principais operadoras do país, em um modelo de parceria, o que, segundo Campos, é o mais adequado para operar em IoT.
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“Para ser uma empresa focada em IoT, a Emnify precisa de parcerias com as operadoras locais, que também tem interesse em se desenvolver neste segmento. Como elas tem suas operações muito focadas no uso pessoal, nos celulares, o segmento de IoT, que tem demanda muito específicas, fica desatendido. Então, nós utilizamos as redes dessas operadoras para oferecer um serviço de nicho”, comenta Campos
IoT em ascensão
De acordo com um estudo da Deloitte, o ecossistema de IoT cresceu de US$ 726 bilhões para US$ 1,1 trilhão nos últimos quatro anos, motivado, entre outros pontos, pelos investimentos na indústria 4.0.
Considerando isso, empresas que oferecem conectividade para esta etapa da cadeia têm tido sucesso, especialmente quando disponibilizam redes mais modernas e avançadas, caso do 4G e do 5G.
*Imagem de capa: Depositphotos
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