Logomarca Indústria 4.0

12 ações para melhorar a qualidade dos dados

Nova publicação do Gartner lista dicas de como melhorar a qualidade dos dados em empresas

Por: Imprensa Gartner      07/06/2023 

Como melhorar a qualidade dos dados e agregar valor para as empresas? O Gartner, referência mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, divulgou recentemente uma lista de 12 ações para ajudar os Chief Data and Analytics Officers (CDAOs) e outros líderes de D&A (Data & Analytics) a melhorarem a qualidade dos dados, e, assim, evitar grandes despesas com gerenciamento. 

Problemas de qualidade de dados custam muito caro”, afirma Jason Medd, analista do Gartner. “Mas os problemas não são difíceis de resolver e não precisam levar muito tempo. Porém, se os executivos de TI não tiverem programas de Data Quality impactantes e de suporte, suas companhias enfrentarão uma infinidade de complicações e terão muitas oportunidades perdidas”. 

Afinal, como melhorar a qualidade dos dados?

Melhorar a qualidade dos dados não é um esforço único. “Um dos erros é adotar uma abordagem centrada na tecnologia para a melhoria das informações, com pouco foco na cultura organizacional, nas pessoas e nos processos para simplificar as ações corretivas”, diz Medd. 

Os analistas do Gartner estimam que até 2024, 50% das organizações adotarão modernas soluções de Data Quality para apoiarem melhor suas iniciativas de negócios digitais. De olho nesse processo contínuo, o Gartner recomenda 12 ações que deveriam ser realizadas para a melhoria da qualidade dos dados.

Os analistas do Gartner condensaram essas atividades em quatro principais categorias para ajudar os executivos a priorizem seus esforços com base nas áreas problemáticas: 

1 - Concentre-se nas coisas certas para estabelecer bases sólidas

Os CDAOs primeiramente precisam se concentrar nas coisas certas para estabelecer bases sólidas. “Nem todos os dados são igualmente importantes”, alerta o analista do Gartner. Segundo ele, os CDAOs deveriam se concentrar nos dados que mais influenciam os resultados dos negócios, entender os principais indicadores de desempenho (KPIs) e os principais indicadores de risco (KRIs) e criar um caso de negócios. “Eles precisam compartilhar a linguagem DQ comum com as partes interessadas e estabelecer padrões de Data Quality”, diz Medd. 

2 - Aplicar responsabilidade de qualidade de dados

Depois de estabelecer as fundações, os CDAOs precisam obter apoio do comitê de governança de D&A e dedicar administradores de dados das unidades de negócios e da equipe central de D&A que mudarão de marcha proativamente com base na prioridade. Eles irão procurar novos caminhos para ajudar nas melhorias e, potencialmente, na construção de novas maneiras de validar dados em tempo real, sempre que necessário, para ajudar no preenchimento de lacunas. “Os dados são um esporte de equipe. Por isso, os CDAOs precisam formar grupos de interesse especiais que possam se beneficiar da qualidade dos dados, comunicar os benefícios e compartilhar as melhores práticas com outras unidades de negócios”, acrescenta Medd. 

3 - Estabeleça qualidade de dados "adequada ao propósito"

Para melhorar o DQ, é importante realizar perfis de dados e monitoramento de dados para entender e validar as lacunas e desafios de dados atuais, monitorar e construir planos de melhoria. Em seguida, os CDAOs precisam fazer a transição para um modelo de governança baseado na confiança para impulsionar a adoção de iniciativas DQ em toda a empresa. 

4 - Integre a qualidade de dados à cultura corporativa

Os CDAOs podem melhorar a qualidade dos dados de suas empresas usando tecnologias para reduzir os esforços manuais e obter resultados mais rápidos. Eles também fazem isso identificando problemas frequentes de Data Quality e incorporando as soluções ao fluxo de trabalho comercial. Os líderes também devem melhorar a alfabetização de dados em toda a empresa, instalando uma cultura orientada a dados e facilitando o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre todas as partes interessadas do programa. 


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

 

 

Gostou? Então compartilhe: