5 perguntas para Pablo Fava, CEO da Siemens

Em entrevista à Revista da Indústria Brasileira, o CEO da Siemens Brasil, Pablo Fava, fez uma análise sobre as tendências da área de tecnologia no curto, médio e longo prazos

Por: Agência CNI de Notícias      17/05/2023 

O CEO da Siemens, Pablo Fava, conversou com a Revista Indústria Brasileira sobre as tendências da área de tecnologia, impacto da transformação digital e papel da inovação na sustentabilidade. 

“O que nos interessa são as inovações tecnológicas que sirvam para reduzir a pegada de carbono, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida na sociedade.”, afirma o CEO da Siemens Brasil.

Revista Indústria Brasileira - Quais são as principais tendências da área de tecnologia no curto, médio e longo prazos?

Pablo Fava - A confluência entre os mundos real e virtual vem sendo o processo macro das transformações tecnológicas. Essa transformação, em todas as suas formas, é a alavanca para novas formas de agregação de valor e até de fortes disrupções, que são um fator crítico de sucesso para os negócios. Nos últimos anos, a Siemens moldou e fortaleceu seu portfólio no campo de softwares, preparando-se para atuar em conjunto com seus clientes na conexão do mundo físico (equipamentos) com o mundo virtual (sistemas digitais). Para isso, trabalhamos em estreita colaboração com clientes e parceiros, a fim de alcançarmos os melhores resultados em uma troca aberta.

RIB - Como a transformação digital impactará a vida das pessoas e das empresas nos próximos anos?

PF - A transformação digital já está impactando a sociedade, dentro e fora do ambiente de negócios, e tende a continuar modificando a maneira pelas quais criamos, produzimos, consumimos, interagimos... Enfim, tudo aquilo que o ser humano realiza. Nos segmentos industrial e de infraestrutura, a digitalização é a base do conceito indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial.

Os impactos para as pessoas são os mais variados. Vão desde infraestrutura energética, saneamento, transporte, semaforização, prédios mais eficientes, resilientes, sustentáveis e inteligentes, até produtos customizados, desenvolvidos e disponíveis em tempo recorde, incluindo fármacos e vacinas com composição adequada ao paciente, ou produtos inteligentes interconectados para gerar novas experiências de usuário.


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No mesmo sentido, a capacidade de trabalhar de maneira ainda mais apoiada em dados e informações do mercado já permite acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo e nas demandas dos consumidores em indústrias de transformação de matéria-prima ou de fabricação de produtos finais.

RIB - É possível se preparar para uma realidade que ainda não existe? Como?

PF - Em geral, o ponto reativo ou de bloqueio num processo transformacional é o ser humano, e o seu maior fator são a cultura e os costumes. A melhor forma de se preparar é manter a mente aberta. Hoje, o conceito de growth mindset está sendo promovido fortemente nas organizações. Num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, as mudanças devem ser entendidas como oportunidades – de crescimento, de aprendizado, de ganho de novas e melhores formas de viver o nosso cotidiano. Nesse contexto, manter a inovação como um pilar fundamental da empresa é uma das chaves de sucesso para acompanhar movimentos disruptivos e, inclusive, ser agente de grandes transformações.

RIB - Qual é o papel da inovação e da tecnologia na construção de um mundo mais sustentável?

PF - Se continuarmos trilhando o caminho que nos trouxe até aqui, iremos deixar um mundo muito diferente às futuras gerações. Precisamos reduzir o nosso passivo ao mínimo, precisamos mudar, e mudança requer inovação. A tecnologia é o meio para realizar mudanças de impacto. Na Siemens, o conceito de inovação é indissociável da sustentabilidade.

Nossas atividades são voltadas a criar ou adaptar soluções inovadoras e sustentáveis para os nossos clientes e para nossas próprias operações. Nosso portfólio de tecnologia apoia a economia com soluções inovadoras e modelos de negócio já voltados para a transição rumo a um futuro neutro em carbono. Nossas atividades de pesquisa e estratégias de negócios estão alinhadas a esse objetivo.

Periodicamente, alinhamos nossas áreas de atuação para melhor apoiar a estratégia de combinar o mundo real com o mundo digital e ajudar nossos clientes a acelerar sua própria transformação digital e atingir suas metas de sustentabilidade. O que nos interessa são as inovações tecnológicas que sirvam para reduzir a pegada de carbono, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida na sociedade.

RIB - O futuro será limpo e virtual?

PF - De preferência limpo e real, e, para que seja assim, a digitalização responderá a muitas das perguntas sobre como gerar um futuro mais sustentável. Trabalhamos todos os dias para que seja assim. O desafio é muito grande, mas a satisfação de saber que estamos construindo um futuro melhor para os nossos filhos e netos compensa qualquer dificuldade.

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