Logomarca Indústria 4.0

Após jejum, Feira Industrial EMO Hannover volta a acontecer neste ano

A EMO Hannover, feira líder mundial em tecnologias de produção, acontece em Hannover, no período de 18 a 23 de setembro de 2023.

Por: Redação CIMM      15/05/2023 

Em 09 de maio de 2023, o CIMM teve o privilégio de participar da coletiva de imprensa da EMO World Tour 2023, a turnê mundial da feira líder mundial em tecnologias de produção, EMO Hannover e traz para vocês as seguintes informações.

A coletiva contou com a presença de Martion Göbel, Head de Feiras e Eventos da VDW (Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas-Ferramenta) e de Michael Rose, Diretor de Protocolo e de Novas Feiras da Deutsche Messe AG, em nome da EMO Hannover. E para participar da discussão, estiveram presentes os senhores Luis Henrique Mendes de Oliveira, Coordenador de Relacionamento com a Indústria no Instituto SENAI de Tecnologia;  Dr. Jefferson de Oliveira Gomes, Diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia em nome da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Patrícia Gomes, Diretora Executiva da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Foram discutidas as perspectivas sobre a transformação do setor, o desenvolvimento de políticas públicas para a produção industrial competitiva e inovadora, além de técnicas eficientes e métodos de produção sustentáveis.

Para sua próxima edição, a feira já conta com 1.500 expositores e a expectativa é que esse número fique entre 1.700 e 1.800 empresas, provenientes de 43 países. O evento que retoma sua edição após um jejum de duas temporadas, por conta das restrições impostas pela pandemia da covid 19, espera para esse ano um público em torno de 100 mil visitantes.

Entre os temas de destaque da próxima edição estarão a aplicação de impressão 3D como componente fixo, manufatura aditiva, conectividade dos processos de produção e interações entre humanos e robôs industriais. A pauta de sustentabilidade também terá destaque em sua programação, discutindo desafios e oportunidades para a indústria manufatureira.


Continua depois da publicidade


Os visitantes poderão conhecer as tendências em eficiência energética, integração de energias renováveis, economia circular e conceitos de ciclo de vida.

EMO World Tour 2023

Como parte da estratégia de promover globalmente a feira líder mundial em tecnologia de produção, os organizadores promoveram a EMO World Tour 2023, visitando mais de 40 países desde janeiro desse ano. A turnê tem reunido formadores de opinião, para apresentar o conceito da feira e discutir novidades e tendências do setor.

A Câmara Brasil - Alemanha de São Paulo, representante oficial de uma das principais organizadoras de feiras da Alemanha, a Deutsche Messe, enfatiza a oportunidade que o evento encerra para que empresas brasileiras possam internacionalizar seus respectivos negócios, aproveitando essa vitrine mundial para exporem suas tecnologias. Cabe aqui reforçar uma máxima do Marketing Industrial de que “Quem não é visto, não é lembrado!” 

Na coletiva, cada um dos debatedores expôs as oportunidades e os desafios que o mercado e a conjuntura econômica atual impõem às indústrias e em particular à indústria brasileira. 

Nas apresentações de cada um dos especialistas que participou do debate na coletiva de imprensa, ficou clara a urgente necessidade de se investir na formação profissional de qualidade, alinhada com as exigências dos processos de fabricação, cada vez mais, dependentes da digitalização, da conectividade e da sustentabilidade.

Parte da solução está a depender da capacidade de cada empresa em planejar seu próprio futuro, ou seja, “onde estamos, onde queremos e podemos chegar?”. Outra parte nas mãos do governo que precisa fazer os necessários investimentos em infraestrutura, assim como fomentar a qualificação técnica dos processos de formação profissional.

Foi enfatizada a necessidade de se atrair o público jovem para as carreiras profissionais ligadas aos métodos e processos de produção e usinagem, pois a grande maioria tem preferido o caminho das oportunidades geradas pelas mídias sociais. 

Por tratar-se de um evento muito concorrido, para aqueles que pretendem participar do evento, é importante começar o planejamento da viagem o quanto antes, a fim de garantir transporte e acomodações à altura das suas expectativas.

Gostou? Então compartilhe: