Logomarca Indústria 4.0

Microsoft e Siemens usam IA generativa para simplificar fluxos nas indústrias

Novo aplicativo Teamcenter para Microsoft Teams está previsto para o final de 2023.

Por: Redação CIMM      20/04/2023 

De acordo com a publicação da Microsoft, a companhia e a Siemens estão aproveitando o poder colaborativo da Inteligência Artificial generativa para ajudar as empresas industriais a impulsionar a inovação e a eficiência no design, engenharia, fabricação e ciclo de vida operacional dos produtos. 

Para aprimorar a colaboração multifuncional, as empresas estão integrando o software Teamcenter da Siemens para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) com a plataforma de colaboração da Microsoft Teams e os modelos de linguagem no Azure OpenAI Service, bem como outros recursos do Azure AI.

“A integração da IA ​​em plataformas de tecnologia mudará profundamente a forma como trabalhamos e como cada empresa opera”, disse Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud + AI da Microsoft. “Com a Siemens, estamos trazendo o poder da IA ​​para mais organizações industriais, permitindo que simplifiquem fluxos de trabalho, superem silos e colaborem de maneiras mais inclusivas para acelerar a inovação centrada no cliente”, afirmou.

Com o novo aplicativo Teamcenter para Microsoft Teams, previsto para o final de 2023, as empresas estão permitindo que engenheiros de projeto, funcionários da linha de frente e equipes de funções de negócios fechem ciclos de feedback mais rapidamente e resolvam desafios juntos. Por exemplo, engenheiros de serviço ou operadores de produção podem usar dispositivos móveis para documentar e relatar o design do produto ou problemas de qualidade usando a fala natural.

Por meio do Azure OpenAI Service, o aplicativo pode analisar esses dados informais de fala, criando automaticamente um relatório resumido e encaminhando-o dentro do Teamcenter para o especialista apropriado em design, engenharia ou fabricação. Para promover a inclusão, os trabalhadores podem registrar suas observações em seus idiomas preferidos, que são traduzidos para o idioma oficial da empresa com o Microsoft Azure AI.

Engenharia de software alimentada por IA

A Siemens e a Microsoft também estão colaborando para ajudar desenvolvedores de software e engenheiros de automação a acelerar a geração de código para Controladores Lógicos Programáveis ​​(PLC), os computadores industriais que controlam a maioria das máquinas nas fábricas do mundo. 


Continua depois da publicidade


As empresas estão demonstrando um conceito de como o ChatGPT da OpenAI e outros serviços de IA do Azure podem aumentar as soluções de engenharia de automação industrial da Siemens. Assim, as equipes de engenharia podem reduzir significativamente o tempo e a probabilidade de erros gerando código PLC por meio de entradas de linguagem natural. Esses recursos também podem permitir que as equipes de manutenção identifiquem erros e gerem soluções passo a passo com mais rapidez.

“A Inteligência Artificial poderosa e avançada está emergindo como uma das tecnologias mais importantes para a transformação digital”, disse Cedrik Neike, membro do conselho administrativo da Siemens AG e CEO da Digital Industries. “A Siemens e a Microsoft estão se unindo para implementar ferramentas como o ChatGPT, para que possamos capacitar funcionários de empresas de todos os tamanhos a colaborar e inovar de novas maneiras”, comentou.

Gostou? Então compartilhe: