Logomarca Indústria 4.0

BMW inicia produção virtual em fábrica dois anos antes do lançamento da produção real

Grupo automotivo usa virtualização para otimizar processos de futura fábrica de elétricos; Criada em parceria com a NVIDIA, a futura fábrica de Debrecen está programada para abrir em 2025.

Por: Redação CIMM      10/04/2023 

Mais de dois anos antes do lançamento oficial da produção em série, a fabricação de veículos já está em andamento na futura fábrica de Debrecen – de modo virtual, pelo menos, já que Debrecen é a primeira instalação do BMW Group a ser planejada e validada totalmente virtualmente. 

O conceito de planejamento inovador foi realizado em colaboração com seu parceiro NVIDIA, com inauguração prevista para 2025. A construção apenas começou e a nova instalação está programada para produzir a próxima geração de modelos totalmente elétricos do BMW Group: o Neue Klasse.

De acordo com a companhia, o BMW Group está adotando uma abordagem digital em primeiro lugar para validar e otimizar sistemas complexos de fabricação em sua rede de produção usando NVIDIA Omniverse Enterprise, uma plataforma para criar e operar aplicativos metaversos industriais 3D, para executar simulações de gêmeos digitais em tempo real para otimizar layouts, robótica e sistemas logísticos virtualmente. 

O Omniverse será estendido à rede de produtos BMW em todo o mundo. “A virtualização e a inteligência artificial estão acelerando e refinando nosso planejamento. Com os vários sistemas de planejamento consolidados em um gêmeo digital, nossas equipes ao redor do mundo agora podem trabalhar juntas em tempo real e tomar decisões mais rapidamente e com base mais sólida”, explicou Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Produção da BMW AG. “Isso nos torna muito mais rápidos e eficientes, além de economizar custos”.

Segundo comunicado da empresa, os especialistas em engenharia e planejamento das duas empresas, ambos líderes em seus respectivos campos, trabalharam em estreita colaboração para ajudar a BMW a criar aplicativos Omniverse que atendessem aos requisitos específicos do BMW Group. A abordagem de planejamento virtual para a nova fábrica de veículos agora é considerada um modelo para todos os processos de planejamento futuros do BMW Group.

Suporte e colaboração

O NVIDIA Omniverse facilita a colaboração entre sites e fusos horários e oferece suporte ao planejamento e projeto de estruturas, sistemas de produção e processos em um nível tecnológico totalmente novo. Ele funciona como um “cockpit”, oferecendo acesso rápido e fácil aos mundos de planejamento digital da BMW. 


Continua depois da publicidade


O NVIDIA Omniverse permite que especialistas em produção usem dados ao vivo tanto internamente quanto com fornecedores no planejamento detalhado e otimização de processos e sistemas individuais – sem problemas de compatibilidade. Ele torna os dados de estrutura e instalações fáceis de recuperar e integrar com dados de equipamentos e linhas de montagem.

O Omniverse também aprimorará as operações digitais – uma etapa crucial que já está sendo abordada pelas equipes do BMW Group e da NVIDIA. No futuro, isso permitirá que falhas operacionais sejam localizadas em questão de segundos e, assim, evitar paradas de produção mais longas. É também um passo importante para, por exemplo, integrar e automatizar o comissionamento virtual de novos sistemas em um processo de planejamento contínuo.

 

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Gostou? Então compartilhe: