Logomarca Indústria 4.0

7 novidades SolidWorks para 2023

Durante o 3DExperience World 2023, a Dassault Systèmes entregou alguns spoilers da versão 2024 do software de design.

Por: Karina Pizzini/ Especial CIMM e Ind4.0*      Exclusiva 06/03/2023 

A Dassault Systèmes encerrou o evento 3DExperience World 2023, ocorrido em fevereiro, com algumas novidades que serão lançadas ao longo do ano, incluindo do SolidWorks 2024. O encontro anual realizado para fortalecimento da comunidade Dassault Systèmes, ocorrido neste ano em Nashville, nos Estados Unidos, reuniu milhares de usuários, clientes e parceiros da companhia, para conhecer, experimentar e ouvir as novidades da plataforma 3DExperience, bem como de produtos consagrados pela empresa, como o software de design SolidWorks.

 Gian Paolo Bassi, Vice-Presidente Senior, 3DExperience Works, Dassault Systèmes, no palco principal do 3DExperience World 2023. Imagem: Karina Pizzini/ CIMM 

Thiago Amorim, Technical Sales Manager do Brasil, contou ao CIMM e ao Ind40 um pouco mais sobre algumas novidades que os usuários da plataforma 3DExperience e do SolidWorks podem esperar ao longo de 2023, incluindo spoilers da versão SolidWorks 2024, uma prévia da tecnologia com base nas especificações anteriores, que ainda está em desenvolvimento e será lançada ao público no fim do ano.

Confira as 7 novidades que estão por chegar, segundo Thiago Amorim e os anúncios do 3DExperience World 2023:

1. Acesso à plataforma 3DExperience para todos

A partir de 1º de julho de 2023, todas as novas licenças do SolidWorks incluirão acesso à nuvem, assim, todos com uma licença SolidWorks poderão usufruir de produtos [roles] básicos da plataforma 3DExperience, para melhor colaboração, comunicação e controle sobre os dados de engenharia, podendo acessá-los de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo. As edições, no entanto, só poderão ser realizadas por aqueles que possuem licença.


Continua depois da publicidade


A novidade permite - e facilita - que pequenas empresas possam adquirir roles específicos e disponíveis na plataforma, de acordo com as etapas e as necessidades do projeto.

2. Gêmeo Virtual de fábrica e linhas de produção

As funções Robot Programmer e Factory Flow Simulation agora farão parte do portfólio 3DExperience Works. O uso das funções Robot Programmer e Factory Flow Simulation, da plataforma 3DExperience, permitem aos usuários SolidWorks, conectados à plataforma, criar Gêmeos Virtuais de plantas industriais e linhas de produção utilizando tecnologia em nuvem.

Amorim explica que, com a função Robot Programer, os programadores de células de trabalho podem oferecer programas de alta qualidade e livres de colisão na linguagem nativa do robô e com intervenção mínima no chão de fábrica. “No mundo virtual, programadores e projetistas podem trabalhar em conjunto para criar as operações de ferramentas e tornar os tempos de ciclo do robô mais produtivos”, diz. 

O Factory Flow Simulation, por sua vez, permite que o usuário obtenha a combinação de nuvem de pontos e dados 3D do SolidWorks para construir rapidamente um Gêmeo Virtual de uma fábrica existente. “A partir desse Gêmeo Virtual, várias tarefas podem ser feitas, como o planejamento e reconfiguração de layout do chão de fábrica, levando em conta os movimentos de equipamento para acomodar processos automatizados, entre outros, facilitando a tomada de decisão das empresas”, explica Amorim.

Demonstração do Robot Programmer e Factory Flow Simulation, agora conectados à nuvem como parte do portfólio 3DExperience Works. Imagem: Divulgação.

3. Inserir arquivos de montagens em peças

O SolidWorks 2024 terá a capacidade de inserir uma montagem em uma peça. Há várias aplicações para esta funcionalidade, como preparar rapidamente um acessório de fixação para uma montagem sem alterar a estrutura original de modelos do conjunto, exemplifica Amorim. Assim, com o SolidWorks, quando a montagem é atualizada, a peça também é atualizada.

4. Defeature baseado em regras

No SolidWorks 2024, antes de compartilhar um modelo que contém partes sigilosas, você poderá criar e salvar “as regras de defeature”. 

“Estas são definições lógicas baseadas em propriedades como massa, construção interna ou itens comprados. Desta forma será possível criar uma versão simplificada do seu projeto protegendo sua propriedade intelectual de forma rápida”, afirma.

5. Propriedades personalizadas com unidade de medida

O SolidWorks 2024 também melhora as propriedades personalizadas (e listas de corte e BOMs) com a opção de adicionar unidades de medida, tornando o processo de documentação de projetos mais simples e rápido.

Demonstração de propriedades personalizadas com unidade de medida no SolidWorks 2024. Imagem: Divulgação.

6. Identificação do componente subdefinido

Antes de congelar um produto físico, é uma prática comum garantir que todos os componentes sejam fixos ou totalmente definidos. Na versão 2024 do SolidWorks, há um sinal de menos quando uma pasta contém componentes com restrição insuficiente. Além disso, a Seleção de componentes agora inclui 'Submontagens flexíveis', o que acelera a seleção e a mudança de todas para Rígidas.

7. Structure Systems e tratamentos de canto

O Structure Systems será, em breve, a maneira mais rápida de construir estruturas como a cobertura demonstrada na imagem abaixo. Os tratamentos de canto são muito mais simplificados com o agrupamento automático de cantos. Os cantos simples são padronizados para aparar planar, e os cantos complexos têm tratamentos muito mais sensatos desde o início.

Demonstração de um tratamento de canto através do recurso Structure Systems. Imagem: Divulgação

Saiba mais

Essas e outras novidades foram contadas em um modelo de filme/teatro apresentado em vídeo e no palco principal do evento com uma história que guiou o público até elas. O vídeo pode ser visto abaixo, disponível somente em inglês com opção de legenda automática do YouTube em português:

 

*A editora dos portais CIMM e Ind4.0 viajou para Nashville a convite da empresa.

Gostou? Então compartilhe: