Logomarca Indústria 4.0

T-Nax aumenta produtividade em 25% em projeto de usinagem conectada com a Sandvik Coromant

Novo modelo de negócio, liderado pela empresa sueca do setor de ferramentas, é focado na digitalização de processos de pequenas e médias indústrias.

Por: Karina Pizzini/ CIMM      Exclusiva 24/11/2022 

Em um projeto exclusivo para a multinacional Sandvik Coromant do Brasil, a companhia sueca apresentou a clientes e parceiros sua parceria com a T-Nax Smart Manufacturing (antes chamada T-Nax Oil & Gas), prestadora de serviços de usinagem voltada para o setor de óleo e gás. O modelo de negócio apresentado pelas empresas, na sede da T-Nax, em Leme (SP), em novembro, promove a produtividade a partir de ferramentas digitais oferecidas e assessoradas pela Sandvik Coromant do Brasil.

O evento exclusivo promovido pela Sandvik Coromant do Brasil contou com a participação de representantes de empresas como Suzano, Wripo, Scania e Mercedes-Benz. 

A parceria vai além da tecnologia aplicada, um dos pontos centrais para o desenvolvimento da indústria 4.0. Com foco em pequenas e médias empresas, a Sandvik Coromant busca expandir o modelo de negócio focado em usinagem conectada e indústria 4.0 a partir de seus produtos, como o software CoroPlus Machining Insights, que realiza análise de dados de fabricação para melhorar a eficiência e a eficácia geral do equipamento (OEE).

CoroPlus Machining Insights na planta da T-Nax
Apresentação do dashboard do software CoroPlus Machining Insights, da Sandvik Coromant, em planta da T-Nax. Imagem: Divulgação/T-Nax.

Segundo Claudio Camacho, VP de Vendas América do Sul e Central, trabalhando conjuntamente, a Sandvik Coromant pode oferecer ao cliente não só os dados levantados pelos softwares, como tempo de máquina parada e produtividade de cada máquina, como também insights para tomada de decisões a partir dos dados fornecidos pela solução. 


Continua depois da publicidade


“Por exemplo, aqui estamos caminhando para um produto específico para calcular o custo por peça. Daí inclui ferramentas, mão-de-obra, energia, hora-máquina... Então, com esse custo por peça [no exemplo], ela [a empresa] não consegue vender no mercado, então ela vê que precisa reduzir esse custo em 10%. Aí então que nós vamos trabalhar juntos em todos esses fatores para tentar reduzir esses 10% de custo para que ela seja mais competitiva no mercado”.

Junto com a empresa, a experiência da multinacional permite auxiliar pequenas empresas na digitalização de processos, aumentando a produtividade em seus processos de usinagem no chão de fábrica.

A partir do sucesso da parceria, a empresa busca auxiliar outras pequenas empresas na introdução de tecnologias que podem auxiliá-las na produtividade, muitas vezes a partir de ferramentas e processos considerados por muitas dessas indústrias inalcançáveis, segundo Camacho - principalmente quando comparadas a grandes indústrias automatizadas.

“Como a gente começa? A gente começa com uma máquina, com uma ideia, um processo. E aí a gente vai evoluindo, e tem que ser rápido. Entre a indústria 3.0 e 4.0 tivemos 50 anos, agora, as mudanças são muito rápidas. Se ficarmos bloqueados [considerando] que aquele todo é muito difícil, e nunca começarmos, ficaremos presos como o Brasil ficou no passado, na introdução de processos novos... Se a gente não começar agora, logo estaremos discutindo queda de produtividade”, comenta Camacho. 

T-Nax

A T-Nax já estava em processo de digitalização de sua fábrica desde 2019. Mas em 2021, ao mudar para sua nova unidade, em Leme, a empresa iniciou seus trabalhos já com a parceria da Sandvik Coromant. Segundo Carlos Garcia, Diretor Comercial da T-Nax, após um ano de monitoramento e melhorias de processos, é possível notar a diminuição do estresse dos gestores na fábrica, devido a um maior controle das informações. “Se você não consegue medir, não consegue gerenciar. Hoje, nós conseguimos fazer isso. E isso facilita tomar decisões… e aumenta a produtividade”, diz Carlos, informando o aumento de cerca de 25% (270 horas) de produtividade neste um ano de implementação. 

Segundo Lucas Garcia, analista de processos da T-Nax, o Machining Insights acompanha o funcionamento e a produção em tempo real de algumas das máquinas da unidade, que estão conectadas ao software e têm as informações expostas em um dashboard. Desde sua instalação, há um ano, foi possível notar uma redução de 15% no tempo de parada de máquinas para manutenção, bem como 20% (330 horas)  no tempo de análise de utilização das máquinas.

Além disso, com o apoio da Sandvik Coromant e a implementação do software, a mudança também elevou a moral da equipe. Além do desafio da gestão da informação e da padronização dos processos, segundo o diretor comercial da T-Nax, a taxa de rotatividade de colaboradores e o engajamento eram alguns dos principais desafios da empresa. “A gente percebe, hoje, nosso pessoal procurando cursos de forma autônoma”, conta Carlos Garcia. A empresa está montando uma biblioteca para auxiliar na capacitação dos seus 60 colaboradores, que têm se interessado por se aprofundar em temáticas relacionadas à digitalização de processos, sobretudo na gestão de dados do chão de fábrica. 

Neste sentido, Lucas destaca a importância do operador da máquina, que acrescenta informações relevantes para serem usadas para análise e insights dos gestores.

Lembrando a fala do diretor da Sandvik Coromant no Brasil, Claudio Camacho, que destaca a importância de se começar, ainda que a pequenos passos, a T-Nax começou, em 2017, com apenas uma máquina e, hoje, após cinco anos desde a sua fundação, conta com 18 equipamentos e espera, em breve, ampliar sua produção em mais um turno. 

Para Carlos, diretor da T-Nax, é importante garantir a qualidade durante este processo de digitalização e ganho de produtividade em toda cadeia produtiva, o que já tem trazido resultados para a empresa. Segundo o gestor, a garantia de qualidade em toda a cadeia agrega valor aos seus produtos, e sem investimentos em novos equipamentos entre 2020 e 2022, a T-Nax já apresenta um crescimento de 35% em seu faturamento. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: