Logomarca Indústria 4.0

Manufatura estratégica e a importância de estar conectado

Por: SKA      17/10/2022 

Uma das principais premissas a serem seguidas na indústria 4.0 é a troca de informação entre chão de fábrica e as equipes de gestão. Os dicionários definem COMUNICAÇÃO justamente como a troca de mensagens (ou informações) entre dois interlocutores - algo que está dentro da nossa rotina em sociedade e dificilmente conseguiríamos viver sem.

Então, qual é a relação entre manufatura estratégica e a definição de comunicação?

Vamos contar com ajuda dos nossos clientes Legrand e Bosch para costurar esses dois conceitos. Eles já contaram um pouco sobre isso quando participaram na edição de 2022 do maior evento de indústria 4.0 do Brasil, também conhecido como SKA Connect.

Além de novos relatos exclusivos das nossas convidadas, contaremos com o auxílio da mais antiga referência na literatura sobre estratégia: Sun Tzu, autor do livro A Arte da Guerra.

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as falhas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”

Talvez essa frase tenha um tom forte para um ambiente fabril, mas carrega muito dos valores que a analista de projetos da Legrand, Manuela Boschetti, nos trouxe através das suas falas ao longo do primeiro painel do Connect. Essa filosofia também é um dos principais motivadores para o investimento da Legrand nas soluções MES da SKA, sendo um dos mais antigos clientes para esse tipo de ferramenta e, ao mesmo tempo, uma das primeiras a utilizar o SYNECO.

Monitorando os dados do chão de fábrica de forma automatizada desde 2009, a empresa analisou o seu processo de fabricação e buscou encaixar os recursos disponíveis em cada ferramenta dentro dessa perspectiva. A evolução foi gradual, mas, como a própria Manuela destaca, existe a necessidade de esclarecer e COMUNICAR ao time operacional (operadores, preparadores e manuntentores) que o SYNECO só tem a agregar na fabricação.

Através do SYNECO e seus módulos complementares, a Legrand evoluiu em 6% o OEE do setor de injeção. Por meio das análises críticas que o SYNECO Reports proporciona, foi possível mapear os pontos fortes e estáveis da empresa, mapear os rejeitos mais frequentes e sanar a raiz dessas falhas, além de notar oportunidades de melhoria. Claro, não podemos esquecer do módulo desenvolvido em conjunto entre SKA e Legrand, o SYNECO Tools, que tem o intuito de auxiliar no gerenciamento da vida útil de ferramentas, visando prevenir fábricas contra ameaças desnecessárias de interrupção.

Acompanhe aqui um relato da palestrante Manuela Boschetti sobre o uso da ferramenta:

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”

Essa frase pode ser resumida em: tenha iniciativa se quiser obter resultado. Pensando dessa forma, a técnica de produtos da Bosch, Yvi Mori, auxiliou a empresa a obter ótimos resultados através da manufatura aditiva, demonstrando no dia a dia da fábrica que a impressão 3D pode se tornar elemento chave dentro do seu processo.

Com a impressora Mark Two 3D Printer - F-PR-2027, modelo da Markforged, a Bosch Curitiba (PR) pode criar planos de ação para contornar cenários produtivos que poderiam causar um atraso considerável em suas entregas. A técnica Yvi Mori buscou envolver outros setores da fabricação que não fossem apenas relacionados a novos projetos e prototipagem, mesmo que as impressões auxiliem nesses pontos. O foco dessa conversa foi difundir a ideia de que manufatura aditiva pode dinamizar o processo de fabricação de outras formas.

Propondo a confecção de diversos tipos de recursos, desde mecanismos que auxiliariam o setup de determinados processos até peças de reposição, o setor de Engenharia de produto conseguiu comunicar a toda a fábrica o ganho que poderia ser obtido através da manufatura aditiva. O exemplo mais claro dos resultados que essa estratégia de comunicação aliada com a manufatura aditiva trouxe para Bosch se dá através de um dos dispositivos apresentados no Connect, com uma redução de custo direto de 35% e com 90% de redução de lead time (tempo de espera).

Acompanha aqui um relato da palestrante Yvi Mori sobre os ganhos atingidos com o auxílio das impressoras 3D:

Gostou desses novos relatos das palestrantes do painel de manufatura estratégica do SKA Connect 2022? Não deixe de acompanhar o post sobre painel de Engenharia 360 que logo vai estar disponível!

As soluções te interessaram? Entre em contato com a SKA pelo e-mail ska@ska.com.br e vamos conversar melhor sobre isso!

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Conteúdo patrocinado por:

Gostou? Então compartilhe: