Logomarca Indústria 4.0

MG terá o primeiro centro brasileiro para impressão 3D de peças metálicas com arame de aço

Centro irá auxiliar o aperfeiçoamento tecnológico do mercado industrial brasileiro de manufatura aditiva metálica.

Por: Abifa      19/09/2022 

A ArcelorMittal e a Belgo Bekaert firmaram uma parceria com o SENAI MG, com o objetivo de lançar o 1º Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (CDT MADA) do país.

Com investimento inicial de R$ 9 milhões, a implantação do Centro ocorrerá ao longo de três anos, prevendo a compra de equipamentos e softwares, bem como o desenvolvimento de profissionais especializados.

O principal objetivo do CDT MADA, a ser implantado no Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI, em Belo Horizonte (MG), é auxiliar no aperfeiçoamento tecnológico do mercado industrial brasileiro de manufatura aditiva metálica, fornecendo desde arames especiais como insumo, até a mão de obra especializada e a produção de peças em aço com arame pelo processo MADA.

Nesse sentido, a ArcelorMittal e a Belgo Bekaert, por intermédio do Centro de Inovação ArcelorMittal para a Indústria (CIAMI), já estão desenvolvendo novas ligas de aço para manufatura aditiva por deposição a arco.

Segundo André Ghion, diretor de Inovação e Digital da Belgo Bekaert, “estamos criando o primeiro arame de aço brasileiro projetado especificamente para uso no processo MADA e, junto ao CIT SENAI, já imprimimos um protótipo que está sendo testado em nossas fábricas, em Contagem (MG)”.

A importância do CDT MADA

O avanço da tecnologia da manufatura aditiva a partir do arame de aço como insumo abre uma gama de possibilidades para a indústria, tanto para a fabricação de uma peça única com mais rapidez, quanto para uma peça que não está mais disponível no mercado, ou mesmo para a customização de peças para projetos específicos.

Alexandre Caldeira, gerente geral de Inovação e Açolab da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, responsável pelo CIAMI, destaca que “por meio do processo MADA é possível criar produtos com geometrias complexas num menor prazo, reduzindo o desperdício de materiais e melhorando a performance na aplicação final. Também é possível combinar diferentes materiais e ajustar as propriedades mecânicas de uma peça ou até mesmo de partes dela. Todas estas características de customização e otimização diferenciam o MADA dos processos tradicionais de fabricação”.

centro brasileiro de impressao 3D
Roldana produzida via MADA. Imagem: Divulgação.

 

Gostou? Então compartilhe: