Logomarca Indústria 4.0

Dispositivos inteligentes: como as empresas podem automatizar e melhorar processos

Dispositivos inteligentes otimizam as operações das empresas e ajudam na tomada de decisão.

Por: Marcelo Petrelli      04/08/2022

Não é segredo que a produção inteligente fornece as ferramentas necessárias para otimizar a produtividade, a qualidade, a gestão de risco e a sustentabilidade das empresas. Além disso, promove uma ajuda ágil e eficiente aos problemas de fabricação, reduzindo o tempo de parada não programada e os riscos para os profissionais, ativos e, claro, para a reputação das organizações.

Nesse contexto, os dispositivos inteligentes são a via de acesso mais eficaz às informações necessárias para que as empresas tomem decisões imediatas, aprimorem a produtividade e iniciem a jornada de transformação digital. Nos últimos anos, esses dispositivos tornaram-se essenciais para o setor industrial, recebendo cada vez mais destaque devido ao aumento da eficiência, flexibilidade e acessibilidade.

Para se ter uma ideia dessa evolução, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 73% das grandes indústrias já investem em automação industrial com sensores para o controle de processos, o que vem garantindo destaque entre os concorrentes do mercado de atuação. Mas, para se ter sucesso na implementação, é fundamental utilizar essa tecnologia de maneira inteligente, de modo que os dispositivos permaneçam sempre atualizados enquanto os benefícios operacionais são colhidos.

Benefícios dos dispositivos inteligentes na indústria

Os dispositivos inteligentes desenvolvidos atualmente otimizam as operações das empresas e fornecem os dados que, por sua vez, são transformados em informações que facilitam a tomada de decisão consciente, além de serem componentes integrantes das máquinas e constituírem o primeiro passo para capturar dados operacionais.

Esse sistema de dispositivos conectados gera informações contextuais para alcançar os resultados de produção desejados, permitindo que os usuários tomem as decisões corretas e obtenham as melhorias pretendidas.


Continua depois da publicidade


Conhecer os problemas antes que eles aconteçam e saber como resolvê-los auxilia os fabricantes a reduzir o tempo de inatividade, melhorando os ativos e a produtividade. Com dispositivos inteligentes e E/S (Entrada/saída), é possível obter informações sobre o que está acontecendo dentro de qualquer fábrica a qualquer momento, além de otimizar os processos e programar a manutenção.

Desta forma, os investimentos realizados para aquisição e implementação de dispositivos inteligentes, mais do que automatizar os processos de produção, corroboram para dinamizar a cultura produtiva da companhia, ampliar o conhecimento e as decisões sobre os obstáculos avaliados durante os procedimentos e, consequentemente, transformar as vantagens produtivas em retorno econômico.

 

Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Marcelo Petrelli

Gerente de Controle da Rockwell Automation na América Latina