Logomarca Indústria 4.0

Nova esteira porta cabos da igus revoluciona o movimento 3D de robôs

A esteira porta cabos telescópica economiza espaço em robôs e garante comprimento de retração de até 36%.

Por: Imprensa Igus      04/08/2022 

Para garantir que os cabos em robôs industriais possam ser guiados em movimento com segurança, facilidade e compactação, a igus desenvolveu agora a esteira porta cabos triflex TRX quadridimensional. O novo estudo de projeto substitui os clássicos kits de mangueiras e sistemas de retração para robôs. Característica especial: comprimento de retração de 36% garantido por um mecanismo telescópico exclusivo dentro da esteira. Isso permite que os usuários economizem espaço no terceiro eixo de seu robô, até 83% do peso e altos custos para sistemas de retração.

As esteiras porta cabos tridimensionais triflex R da igus são amplamente utilizadas na indústria para a condução à prova de falhas de cabos e mangueiras em robôs. Os sistemas de retração têm sido usados até agora no terceiro eixo para garantir que nenhum loop que possa atrapalhar o robô seja criado durante o movimento do sistema de esteira porta cabos.

“No entanto, os eixos dos robôs oferecem cada vez menos espaço, então era necessária uma nova solução”, afirma Jörg Ottersbach, chefe da Unidade de Negócios de esteiras porta cabos da igus GmbH. Tão logo dito do que feito, o sistema triflex TRX foi desenvolvido com base na esteira porta cabos triflex R. Essa é uma esteira porta cabos quadridimensional na qual o sistema de retração já está integrado. “Com a TRX, criamos uma esteira que economiza espaço, que pode ser fixada de forma direta e compacta no terceiro eixo. O fornecimento de energia se torce, alonga e encurta em espiral como em uma unidade telescópica, em até 36 por cento”, diz Ottersbach.

Para isso, a igus conta com um sistema de conectores roscados no mecanismo único e com uma fita de retração integrada. A fita traz os elos de volta ao seu ponto inicial repetidas vezes e, assim, a força de retração pode ser ajustada. Os cabos são colocados na esteira em forma de espiral e são guiados com segurança no movimento com a ajuda da esteira. Além disso, os cabos e mangueiras são fixados no meio da TRX para que não saiam de sua posição quando a esteira for puxada.

83% de economia de peso

Em comparação com outros sistemas de retração, o usuário economiza até 83% do peso e requer menos da metade do espaço. Dessa forma, o desempenho do robô pode ser melhorado ainda mais e os custos são significativamente reduzidos dispensando um sistema de retração adicional. A TRX pode ser facilmente conectada às esteiras triflex R da série TRE existentes. Assim como acontece com a triflex R, os cabos podem ser rapidamente inseridos na esteira porta cabos a partir do exterior. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: