A Comau expandiu, de ponta a ponta, a linha de montagem de carrocerias de uma das plantas industriais mais modernas da América Latina, no estado de Pernambuco, para a produção do novo SUV de 7 lugares da Jeep – Commander.
A Comau foi desafiada a aumentar a flexibilidade de 14 linhas complexas para lidar com a produção de 4 modelos diferentes em um fluxo de produção aleatório. A alta flexibilidade também se estende às operações de montagem, soldagem e inspeção de qualidade específicas de cada modelo, com base nos insumos disponíveis para produção. Esse recurso ajuda a otimizar os volumes de produção da Jeep, em situações como a de uma pandemia global, por exemplo, quando os insumos podem ser escassos para alguns modelos. Isso porque o sistema pode priorizar automaticamente a produção do veículo que tenha todos os insumos em estoque. Além de tudo isso, as linhas, cada uma com uma combinação de operações automáticas, semiautomáticas e manuais, foram instaladas durante o tempo de inatividade natural da planta, para garantir o mínimo de impacto na produção.
Com base em métodos de manufatura enxuta, a solução da Comau oferece maior controle e otimização de processos, através da redução de equipamentos auxiliares e operações manuais, e da implementação de produtos de automação avançada. Por exemplo, câmeras são utilizadas para detectar peças por forma, ao invés de sensores ou fotocélulas, e a digitalização 3D da linha em todas as estações garantem o alinhamento robótico perfeito. Outros produtos de automação avançada, incluindo solda laser, sistemas de visão e de grafagem (RHEvo - Roller Hemming) proprietários da Comau, também foram aplicados ao projeto. Com isso, a Jeep tem maior flexibilidade de produção, priorizando demandas, aumentando a eficiência dos equipamentos da linha e aprimorando os recursos de inspeção de qualidade. E para ajudar a proteger a escalabilidade de investimentos do cliente, todo o projeto foi concebido para permitir que a Jeep introduza novos modelos no futuro.
Depois de mapear os ciclos de produção atuais, os engenheiros da Comau trabalharam com dispositivos de simulação para conseguir uma visão mais completa e detalhada das modificações de layout propostas para a linha de montagem, antes da implementação prática. Ao todo, 24 robôs, 24 pinças de solda e 4 transportadores foram adicionados aos mais 620 robôs de montagem, manipulação e solda já instalados no polo automotivo Jeep, em Goiana.
“Atender às demandas desafiadoras da Jeep nos levou a expandir nossas estações inovadoras de framing para 4 modelos, pela primeira vez” explicou Laerte Scarpitta, Líder da Comau para o Cluster Américas. “Conquistar a oportunidade de trabalhar neste importante projeto é resultado direto da nossa capacidade de suportar o cliente em cada etapa do processo de manufatura. É gratificante ver a solução tecnológica de ponta da Comau produzir o mais novo SUV de 7 lugares da montadora.”
Além de garantir maior flexibilidade e performance, o know-how técnico da Comau e a integração total com o time de Engenharia da Jeep garantiram à montadora um projeto bem executado e realizado dentro do prazo combinado. Ainda que com a paralisação de quase 2 meses da fábrica, devido à Covid-19, a Comau do Brasil conseguiu finalizar todas as fases do projeto antes do previsto.
Mateus Marchioro, Gerente da Planta Jeep, acrescentou: “Desde o início, a Comau demonstrou sua competência técnica, experiência em automação e compromisso com o nosso sucesso. A solução total de manufatura requer menos equipamentos auxiliares e menos processos manuais. Estamos muito satisfeitos com o desempenho geral das novas linhas.”
Representando a capacidade global da Comau de responder a desafios complexos atendendo aos mais altos padrões de fabricação, o projeto 598 liderado pelo Brasil, contou com o apoio direto da Comau Romênia, Comau China e Comau Itália. Com isso, a Comau do Brasil utilizou sua presença local e experiência de longa em automação, digitalização e tecnologias inteligentes para entregar eficiência, velocidade e qualidade nas quais clientes como a Jeep podem confiar para produzir seus veículos premium.
Gostou? Então compartilhe: