Logomarca Indústria 4.0

IHR firma parceria para o desenvolvimento de ciência aplicada à simulação virtual de alta performance

Parceria com companhia global de tecnologia Altair tem como objetivo a simulação de materiais compósitos estruturais e sistemas de mobilidade inteligentes.

Por: Assessoria de Imprensa ANK Reputation      22/03/2022 

O constante avanço tecnológico promovido pelas simulações virtuais de alta performance é o foco do Instituto Hercílio Randon (IHR) ao firmar parceria com a Altair, companhia global de tecnologia que atua em toda a cadeia industrial. A simulação de materiais compósitos estruturais e sistemas de mobilidade inteligentes com o uso de tecnologia CAE (da sigla em inglês para Engenharia Assistida por Computadores) estão em evidência neste acordo.

“É um novo patamar de atuação para o instituto de ciência e tecnologia gaúcho. O IHR inicia uma etapa de interação global para imergir em sistemas de simulação de alta performance, focados em materiais e sistemas portadores de futuro que apoiarão o desenvolvimento da engenharia global e potencializarão os ganhos, tanto da instituição quanto de suas apoiadoras, as Empresas Randon”, destaca o diretor técnico do IHR, Joel Boaretto.

Segundo Boaretto, a conexão entre as instituições faz parte de uma estratégia de expansão do instituto, na interação entre os parceiros para promover a complementariedade de conhecimentos no desenvolvimento de soluções disruptivas de produto. Serão exploradas tecnologias digitais de multiescala, otimizações em tempo real, inteligência artificial embarcada, geração de algoritmos de controle e operações de modelagem multifísicas.

“Trabalhar em rede com os diferentes atores dos ecossistemas de inovação, como empresas, startups, universidades, governo, entre outros, é condição primordial para desenvolver inovações no tempo correto neste cenário globalizado que está em constante mudança. Isso exige do instituto uma capacidade contínua de se adaptar e de como pensamos o negócio, como identificamos as oportunidades e como as transformamos em soluções”, salienta o diretor administrativo do IHR, Fábio Makita Kiyan.

A assinatura do acordo ocorreu neste mês em Caxias do Sul (RS), com a presença do presidente da Altair Engineering do Brasil, Valdir Cardoso.

Gostou? Então compartilhe: