Logomarca Indústria 4.0

Siemens e Merck se unem para aumentar a confiança máquina a máquina nas cadeias de valor industrial

Empresas pretendem lançar soluções para garantir qualidade e confiança em um mundo conectado machine-to-machine (M2M).

Por: Assessoria de Imprensa/ Siemens      06/12/2021 

Empresa líder em inovação em automação e digitalização, a Siemens se une à Merck, líder em ciência e tecnologia, para desenvolverem e implementar soluções que ofereçam níveis sem precedentes de confiança digital em cadeias de valor industriais conectadas máquina a máquina (M2M). Essa iniciativa visa ajudar os clientes industriais a cumprir regulamentos mais rígidos na cadeia de valor em diferentes países e possibilitaria modelos de negócios disruptivos em uma variedade de setores industriais, desde Alimentos e Bebidas, Farmacêutico e Eletroeletrônicos e Automotivo.

“As cadeias de valor e os ciclos de vida dos produtos devem se tornar mais transparentes e sustentáveis. É por isso que, junto com a Merck, desenvolveremos uma solução digital completamente nova que permite a comunicação “confiável” entre máquinas, por exemplo, para a troca de dados de produção e dados de laboratório”, diz Cedrik Neike, membro do Conselho de Administração da Siemens AG e CEO da área Digital Industries. “Nossos clientes serão capazes de produzir com mais eficiência, garantindo a sustentabilidade e a qualidade de seus produtos em uma ampla gama de áreas, de medicina personalizada a alimentos e bebidas, ou mesmo eletrônicos de alta tecnologia”, completa o executivo.

“Na Merck, temos sido os guardiões da qualidade por séculos e, agora, pretendemos transferir essa proposta de valor para o mundo digital conectado máquina a máquina”, afirma Laura Matz, Chief Science and Technology Officer da Merck. “Nossa colaboração com a Siemens tem potencial definido para mudar o controle de qualidade e as operações de garantia em todos os tipos de indústrias. Habilitada por um nível sem precedentes de confiança digital, a comunicação ciberfísica certificada máquina a máquina não só aumentará a qualidade, a transparência e a rastreabilidade dos produtos ao longo das cadeias de valor, mas também possibilitará novos modelos de negócios”, diz a executiva


Continua depois da publicidade


Devido à crescente complexidade das cadeias de valor, os requisitos atuais de rastreabilidade, transparência e controle de qualidade estão crescendo exponencialmente. Para impulsionar a Internet das Coisas Industrial (IIoT), que está transformando rapidamente as cadeias de valor e a manufatura em todos os setores, há uma necessidade urgente de troca de dados e informações eficaz e segura. No entanto, no contexto atual da IIoT, há uma falta de comunicação M2M com relação ao status de qualidade de muitos produtos. Consequentemente, a solução direcionada visa fornecer uma estrutura para uma interação M2M eficiente.

A solução direcionada forneceria a todas as partes envolvidas na cadeia de valor um ponto de acesso imediato de única fonte verdadeira para dados confiáveis e permitiria novos níveis de rastreabilidade, transparência, segurança e qualidade de produtos industriais. Isso poderia permitir que os clientes gerassem modelos de negócios disruptivos, como pay-per-part ou pay-per-performance, que seriam acionados por máquinas na IIoT.

Tecnologias de ponta, como contratos inteligentes, tokens, blockchain e computação industrial avançada podem ancorar objetos físicos a uma identidade digital e, assim, garantir transparência e autenticidade de informações e objetos físicos. Isso promove a originalidade e ajuda a prevenir a criação de produtos falsificados.

A Merck e a Siemens estão prevendo uma solução ponta a ponta que permitirá aos clientes confiar em uma única fonte imutável de verdade entre a produção e o controle de qualidade do laboratório. Dentro do escopo da colaboração, a Siemens planeja construir um ecossistema de dados IIoT centrado em objetos no qual os objetos podem se comunicar compartilhando dados em um ambiente confiável. Ambas as empresas também planejam combinar o portfólio de tecnologia de âncora de criptografia da Merck com o sistema de rastreabilidade confiável da Siemens (um sistema de genealogia de ponta a ponta para produtos) para torná-los interoperáveis com base na tecnologia blockchain.

A solução foi planejada para ser escalonável em toda a cadeia de valor. As partes interessadas devem ter acesso a todos os dados em todo o ciclo de vida de um produto – desde o design do produto até o uso pelo consumidor final. Isso simplificaria os processos e aumentaria significativamente a eficiência em todos os setores.

Gostou? Então compartilhe: