Logomarca Indústria 4.0

Maioria das empresas do setor industrial planeja aumentar investimento em transformação digital e sustentabilidade

Encomendada pela AVEVA para identificar as prioridades em inovação das empresas, o estudo foi realizado junto a executivos de vários países, incluindo o Brasil

Por: GPCOM      06/10/2021 

Dados de uma pesquisa recém-lançada revelam que 85% das empresas globais do setor industrial planejam aumentar os investimentos em transformação digital nos próximos três anos, a fim de combater as mudanças climáticas, abraçar a automação e desbloquear os benefícios de desempenho das tecnologias avançadas.

Encomendada pela AVEVA, empresa global de software industrial, e conduzida pela Savanta, a pesquisa Approaching The Age of Performance buscou identificar as prioridades de inovação de líderes e gestores sêniores das indústrias de empresas globais presentes no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e na China. 

Foram entrevistados 850 especialistas em transformação digital dos setores de Manufatura (incluindo Agronegócio, Alimentos e Bebidas), Infraestrutura, Energia, e Processos Químicos, em junho de 2021. O objetivo foi entender as diferentes oportunidades de mercado, pressões e inovações que impulsionam estas indústrias a abraçarem as operações digitais, utilizando uma combinação de Inteligência Artificial (IA), software industrial e visão humana para oferecer desempenho sem precedentes.

De acordo com Ravi Gopinath, Chief Strategy Offcer e Chief Cloud Officer da AVEVA, os líderes industriais estão utilizando análises avançadas e inovação digital para repensarem os projetos, a engenharia e as operações.

"Reunir dados industriais ricos, oportunos e precisos, com o escopo e a escala da nuvem, análise inteligente e inteligência artificial (IA), vem capacitando as equipes industriais a colaborar melhor e operar com agilidade, com o objetivo de ampliar o potencial do que pode ser alcançado, transformar a forma como vivemos e trabalhamos", disse Gopinath.

Aceleração digital

Nove em cada dez empresas industriais veem a combinação de tecnologias avançadas - como Internet Industrial das Coisas (IIoT), Inteligência Artificial (IA) e nuvem - com os insights de suas equipes como peça-chave para impulsionar um melhor desempenho em um mundo pós-pandemia. Além disso, IA e a automação, agora, são vistas como tecnologias necessárias para acompanhar o ritmo dos concorrentes. Na China e na Alemanha, mais da metade (56% e 55% respectivamente) dos entrevistados tornaram a transformação digital sua prioridade máxima no próximo ano, com investimentos focados em soluções de força de trabalho, segurança cibernética, estratégias de trabalhadores conectados e nuvem.

Mudanças climáticas

A pandemia aumentou o foco na necessidade de uma ação climática urgente e a maioria das empresas industriais (90%) cita isso como uma área de ação central. Nove em cada dez (89%) estão comprometidas em alcançar emissões líquidas zero de carbono em seus negócios e combater as mudanças climáticas dentro de um horizonte de cinco anos. De fato, o foco na sustentabilidade tornou-se um pré-requisito para o sucesso na indústria, afirmaram os líderes.


Continua depois da publicidade


As demandas lideradas pela sustentabilidade, consequentemente, impulsionarão a inovação em toda a cadeia de valor, dizem 85% das empresas pesquisadas, que planejam aumentar a visibilidade e a garantia de desempenho para métricas relacionadas à sustentabilidade como resultado. Alemanha, Áustria e Suíça lideram a corrida global pela inovação empresarial ligada ao meio ambiente: 47% das empresas nesses países veem como um foco significativo, contra um média global de 41%.

O estudo revelou ainda que cerca de 80% das empresas industriais estão focadas em cumprir ou exceder as regulamentações ambientais, enquanto 83% dizem que priorizarão a transição para fontes de energia renovável. Apoiar a economia circular e a reciclagem dentro da cadeia de valor é importante para 83% dos respondentes, liderados pela América Latina (44% das empresas).

"Os dados mostram que 75% das empresas acreditam estar em uma jornada para realizar a Inteligência de Desempenho, enquanto 89% informam seu compromisso em impulsionar a sustentabilidade. Na AVEVA, estamos comprometidos em apoiar nossos clientes nessas duas aspirações, ajudando-os a gerar um valor ainda maior no seu negócio", concluiu o Gopinath.

Gostou? Então compartilhe: