Logomarca Indústria 4.0

Tendência: Manufatura lidera aumento de gastos em nuvem pública na Europa em 2021, afirma o IDC

Por: Redação CIMM      22/07/2021 

Os gastos combinados com infraestrutura de nuvem pública e serviços de software na Europa Central e Oriental (CEE) devem crescer 27% ano a ano em 2021, atingindo um valor de mais de US$ 5 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisa e consultoria IDC.

O novo Guia de Gastos com Serviços de Nuvem Pública Mundial da IDC relata que a indústria de manufatura, após um 2020 desafiador devido à crise de COVID-19, será responsável pela maior parcela dos gastos com serviços de nuvem pública na CEE este ano.

A manufatura será a que mais gasta em 2021, mas outras indústrias na região estão mudando ainda mais rapidamente de soluções locais para plataformas baseadas em nuvem. Os setores que realizam as mudanças mais rápidas incluem serviços pessoais e ao consumidor, serviços profissionais, varejo e atacado, telecomunicações e mídia.

“Como resultado da globalização, o mercado de hoje é extremamente competitivo”, diz a analista de pesquisa sênior Soheyla Mirshahi, da IDC Customer Insights & Analysis, Europa. “As empresas da CEE estão cientes de que devem migrar de soluções locais para a nuvem pública para fornecer aos clientes serviços mais ágeis, flexíveis e personalizáveis”.

O IDC relata que as organizações da CEE estão adotando cada vez mais a plataforma baseada em nuvem como serviço (PaaS) para acelerar o desenvolvimento e a implantação de aplicativos. Isso representa uma oportunidade para os prestadores de serviços, especialmente no setor financeiro. Muitas empresas de serviços financeiros consideram o PaaS uma ferramenta-chave para levar ao mercado serviços inovadores e centrados no cliente com mais rapidez e menor custo.

“À medida que se recuperam da crise COVID-19, as organizações da CEE estão cada vez mais prontas para investir em transformação digital e iniciativas de resiliência de negócios que dependem fortemente de serviços em nuvem”, disse Mirshahi. “Os setores estão movendo infraestrutura e aplicativos para a nuvem para fornecer serviços mais flexíveis, reduzir custos e aumentar a produtividade”.


Continua depois da publicidade


O  Guia de gastos de serviços de nuvem pública mundial da IDC  quantifica as compras de computação em nuvem pública por tipo de nuvem para 20 setores e cinco tamanhos de empresa em oito regiões e 47 países. 

Gostou? Então compartilhe: