Logomarca Indústria 4.0

Relativity Space arrecada US$ 650 milhões para acelerar desenvolvimento de foguete impresso em 3D

A empresa revelou seus planos para o Terran R, seu veículo de lançamento totalmente reutilizável e impresso em 3D, que deverá ter seu primeiro teste de voo até o fim do ano.

Por: Redação CIMM      14/06/2021 

Construído para lançamentos de satélites de próxima geração e transporte multiplanetário, o foguete Terran R, do Relativity Space, inaugura uma nova classe de veículos de lançamento reutilizáveis. Na última terça-feira (8), a startup de foguetes californiana anunciou que arrecadou US$ 650 milhões em uma rodada de empreendimentos da série E para acelerar o desenvolvimento do Terran R, segundo publicação da Forbes. O foguete será capaz de levar cargas úteis maiores do que o foguete Falcon 9, de Elon Musk.

Como um foguete de dois estágios, 216 pés de altura e 16 pés de diâmetro e uma carenagem de carga útil de 5 metros, o Terran R será totalmente reutilizável e capaz de lançar 20.000 kg em órbita terrestre baixa (LEO). Criado na Fábrica do Futuro da Relativity, pelas mesmas impressoras do Terran 1, o Terran R possui características aeronáuticas únicas e estruturas complexas. O processo de impressão 3D do equipamento da empresa utiliza manufatura orientada a software, materiais exóticos e geometrias de design exclusivas que não são possíveis na manufatura tradicional, gerando inovação e ruptura sem precedentes na indústria.  

“Junto com nosso primeiro foguete Terran 1, nosso segundo produto, Terran R, continuará a tirar proveito da abordagem disruptiva da Relativity para impressão 3D - contagem reduzida de peças, maior velocidade de inovação, flexibilidade e confiabilidade - para trazer ao mercado a próxima geração de veículos de lançamento. A Relativity foi fundada com a missão de imprimir foguetes inteiros em 3D e construir a base industrial da humanidade em Marte”, disse  em comunicado à imprensa Tim Ellis, CEO e cofundador da Relativity.

O Terran R será equipado com sete motores de foguete Aeon R impressos em 3D, com 302.000 libras de empuxo cada, enquanto seu estágio superior abriga um motor Aeon Vac. A partir de 2024, o Terran R será lançado a partir do Complexo de Lançamento 16, as instalações da empresa no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), onde o Terran 1 também deve ser lançado este ano.


Continua depois da publicidade


Combinado com a capacidade de lançar 20 vezes mais carga útil do que o Terran 1, o Terran R oferece aos clientes governamentais e comerciais preços acessíveis ao espaço. Com os avanços da tecnologia de satélite, a demanda por largura de banda crescente e constelações de satélite que representam a maior parte do mercado em crescimento, o Terran R foi desenvolvido para acomodar a crescente demanda por serviços de lançamento de grandes constelações e o crescente fluxo de interesse comercial da empresa. Como prova de sua viabilidade comercial.

Com uma abordagem totalmente nova e de cima para baixo para a produção de impressão 3D, o design e a produção de foguetes da Relativity evoluíram exponencialmente nos 5 anos de história da empresa. Com a contínua alta demanda por seu veículo de lançamento Terran 1, a Relativity garantiu nove contratos de lançamento de clientes privados e governamentais, incluindo um contrato recém-anunciado do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), facilitado pela Unidade de Inovação de Defesa (DIU), uma demonstração de serviços de lançamento de classe de risco 2 com a NASA, bem como contrato de lançamento de satélite sob demanda com a Iridium, uma empresa de telefonia por satélite criada pelo Motorola.

Terran R também representa um grande salto em direção à missão da Relativity de construir o futuro multiplanetário da humanidade, eventualmente oferecendo aos clientes um cargueiro espacial ponto a ponto capaz de missões entre a Terra, a Lua e Marte.

Gostou? Então compartilhe: