Logomarca Indústria 4.0

BMW e NVIDIA desenvolvem plataforma de planejamento de fábrica virtual

Os dois líderes da indústria estão revolucionando o planejamento virtual e a engenharia para sistemas de manufatura altamente complexos.

Por: Redação CIMM*      22/04/2021 

O BMW Group e a NVIDIA estão gerando uma abordagem nova para o planejamento de sistemas de manufatura altamente complexos - com a plataforma Omniverse. A ferramenta de planejamento de fábrica virtual integra uma variedade de dados de planejamento e aplicativos e permite a colaboração em tempo real com compatibilidade irrestrita.

O planejamento de fábrica virtual já está difundido, mas até agora exigia a importação de dados de vários aplicativos. Isso não é apenas demorado, mas também levanta problemas de compatibilidade. Além disso, os dados nem sempre estão atualizados. No futuro, a plataforma Omniverse permitirá que dados ao vivo sejam coletados e agrupados de todos os bancos de dados relevantes para criar uma simulação conjunta - eliminando a necessidade de reimportar dados.

O objetivo é permitir que modificações e ajustes sejam avaliados nos estágios iniciais de planejamento para criar uma visão geral. Essa transparência extrema permitirá que planejadores e especialistas em produção planejem sistemas de produção altamente complexos com ainda mais rapidez e precisão, sem perdas de interface ou problemas de compatibilidade. Omniverse integra dados de várias ferramentas profissionais de design e planejamento de uma gama de produtores diferentes e os usa para gerar simulações fotorrealistas em tempo real em um único ambiente colaborativo.

“Juntos, estamos prestes a dar um grande salto e abrir perspectivas completamente novas no campo do planejamento digital e virtual. No futuro, uma representação virtual de nossa rede de produção nos permitirá realizar uma abordagem inovadora e integrada para nossos processos de planejamento. Omniverse aumenta muito a precisão, velocidade e, consequentemente, a eficiência de nossos processos de planejamento”, disse Milan Nedeljković, membro do conselho de produção da BMW AG.

A excelente qualidade fotorrealística é apenas um dos muitos benefícios do Omniverse. Outra é que funcionários em locais diferentes em fusos horários diferentes podem acessar a simulação virtual e trabalhar juntos para planejar e otimizar detalhes de um processo ou sistema de produção sempre que necessário. Além disso, Omniverse pode ser usado em uma infinidade de aplicativos: no futuro, planejadores e especialistas em produção irão colaborar usando dados em tempo real que são sincronizados na infraestrutura de nuvem Omniverse. Eles também poderão discutir a integração de novos sistemas de produção com fornecedores. Omniverse permite que dados de estrutura e instalações sejam integrados, bem como itens e números de peça de materiais em produção. Também pode ser usado para planejamento logístico, oferecendo consistência de dados sem precedentes, desde o planejamento até a produção.


Continua depois da publicidade


“Isso está redefinindo a colaboração”, enfatiza o Membro do Conselho de Produção Milan Nedeljković. A capacidade de realizar mudanças ao vivo agilizará visivelmente a tomada de decisões. Os planejadores de produção do BMW Group serão capazes de visualizar todo o ciclo de vida do planejamento para cada fábrica na rede de produção global, acelerado pelo desempenho escalonável da GPU. Isso será apoiado por uma ampla gama de casos de aplicação com capacidade de IA, desde robótica autônoma até manutenção preditiva e análise de dados.

“A BMW faz manufatura personalizada em grande escala - suas operações estão entre as mais complexas do mundo”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Em sua visão de fábricas futuras, pessoas e robôs trabalham juntos, engenheiros de todos os aspectos do projeto de fábrica colaboram em um espaço virtual compartilhado e toda a fábrica é simulada com detalhes fotorrealistas. O NVIDIA Omniverse foi construído para realizar esse futuro. Estou muito satisfeito que a BMW esteja usando o NVIDIA Omniverse para conectar suas equipes para projetar, planejar e operar suas futuras fábricas, virtualmente antes que qualquer coisa seja construída no mundo físico. Este é o futuro da manufatura”.

O BMW Group e a NVIDIA são parceiros de longa data. Em um primeiro projeto piloto, a empresa com sede nos Estados Unidos instalou tecnologias de alto desempenho e módulos especiais de controle de IA em robôs de logística e nos robôs de transporte autônomo (STR) desenvolvidos pelo BMW Group.

 

*Com informaçãos do PressClub Global da BMW Group

Gostou? Então compartilhe: