Agora com a integração da G150 em seu portfólio de máquinas universais, a GROB do Brasil reforça a alta produtividade e flexibilidade de seus centros de usinagem universais 5 eixos com um novo tamanho de máquina, mais compacto, voltado principalmente à fabricação de produtos com materiais mais complexos e sensíveis e que exigem acabamento com alta qualidade de superfície e precisão.
Para componentes complexos de padrões elevados, o desenvolvimento da nova G150 enfatiza particularmente a precisão espacial para alcançar superfícies e tolerâncias superiores. Essas melhorias são possíveis graças a conceitos inovadores de calibração, refrigeração e estabilidade dos eixos. A G150 foi projetada especialmente para uma engenharia de precisão, como por exemplo: a engenharia médica.
Precisão
Visando atender às altas exigências e qualidades de acabamento que são demandas do setor, a precisão da usinagem de componentes complexos com a máxima confiabilidade de processo foi o foco principal durante o desenvolvimento da G150. Para atingir resultados superiores de precisão, a precisão estática foi otimizada através de um método inovador de setup que eleva o conceito da Série G a um novo nível de precisão mecânica, além de alcançar maior estabilidade térmica através do resfriamento de todos os componentes relevantes.
Além disso, a precisão dinâmica é de extrema importância para a movimentação simultânea dos 5 eixos, por exemplo. Tanto a velocidade como a precisão dos eixos foram melhoradas através da integração da simulação dos acionamentos desde o início do processo de desenvolvimento da máquina.
Confiabilidade de processo
Para uma área que lida principalmente com a fabricação de implantes, próteses e instrumentos cirúrgicos, é ideal que a produção seja confiável e segura. Por isso, o ciclo de aquecimento da máquina garante adaptação à situação real do equipamento. A máquina detecta quando a produção pode ser iniciada e quando deve terminar o ciclo de forma autônoma, com base nos parâmetros geométricos.
Em caso de precisar de recalibração, o próprio software detecta essa necessidade e notifica o operador. Quando combinado a um sistema de armazenamento de paletes, a calibração pode ser iniciada de forma completamente automatizada.
Flexibilidade
Uma base importante para o sucesso da Série G é a combinação única da ergonomia para a operação sem perda da capacidade de integração com sistemas de automação. A máquina é adequada tanto para o modo Stand-Alone quanto para a produção em série. Em combinação com um sistema de armazenamento de paletes, a máquina pode ser utilizada para protótipos no turno da manhã e para a produção em série no turno da noite, por exemplo. Além disso, novidades na estrutura modular de configuração da máquina incluem o fuso HSK E40 com até 42.000 rpm e uma mesa compacta com fixação central. Isso torna a máquina particularmente atraente para áreas de aplicação tais como tecnologia médica, que exigem ferramentas menores para a usinagem de peças menores.
Produtividade
Tal como os centros de usinagem universal G350, G550 e G750, o G150 conta com um conceito de eixos exclusivo. O fuso horizontal assegura uma produção sem parada, controle de fresamento e baixo desgaste da ferramenta. É por isso que as guias Z estão mais próximas à peça do que em qualquer outro conceito de máquina. Isso garante um desempenho inigualável de corte de metal, completamente independente da posição do eixo Z.
Maior taxa de remoção de material
Graças ao conceito dos eixos, à alta estabilidade bem como à boa acessibilidade, a G150 proporciona um aumento de até 30% da taxa de remoção de material.
Conectividade
Assim como em todos os outros tamanhos de máquinas da Série G, é possível tornar seu processo de produção ainda mais eficiente e conectado por meio dos aplicativos modulares Web do GROB-NET4Industry. Desde uma operação multifuncional e interativa integrada a um painel multi-touch com visualizações CAD/CAM, simulação e gerenciamento ferramentas (GROB4Pilot), por exemplo, a um módulo direcionado a mostrar indicadores de performance e indicar visualmente fases não produtivas (GROB4Analyze). Essas soluções integram um pacote voltado ao aumento de produtividade, assim como uma produção moderna e adaptada ao conceito da Indústria 4.0.
Gostou? Então compartilhe: