Logomarca Indústria 4.0

Mercedes-Benz do Brasil mantém investimento de R$ 2,4 bi e planos de contratação em 2021

Por: Redação CIMM/Mercedes-Benz      01/03/2021 

A Mercedes-Benz fechou o ano de 2020 novamente como a fabricante líder nas vendas de veículos comerciais no Brasil. Pelo 5º ano consecutivo, foi a marca que mais emplacou caminhões no País, conquistando mais de 31% de market share. No segmento de ônibus, com aproximadamente 47% de participação, manteve sua tradicional liderança de 64 anos. Estas posições seguem mantidas neste início de 2021.

“Num ano atípico como 2020, fortemente impactado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus, superamos os obstáculos e mantivemos a nossa marca no topo de vendas e de participação de mercado de veículos comerciais”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com isso, o Brasil volta a ser o primeiro mercado do mundo para caminhões Mercedes-Benz, além de ser também o maior para ônibus da marca”.

De acordo com o executivo, esses resultados devem-se ao compromisso com os clientes e com suas demandas e necessidades. “Sempre estivemos e sempre estaremos ao lado de quem transporta carga e passageiros neste país de dimensões continentais. Não deixamos de ampliar e modernizar nosso portfólio de produtos e serviços e isso fortalece ainda mais a confiança que os clientes têm na nossa marca e em todas as soluções que oferecemos a eles. Portanto, a liderança em vendas no ano de 2020 nos deixa motivados a buscar novas conquistas em 2021, que será ainda desafiador para todo o mundo e não só para o Brasil”.

Karl Deppen assumiu a presidência da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina em julho de 2020.

Do investimento programado de R$ 2,4 bilhões para o período 2018-2022, R$ 100 milhões foram entregues na 2ª fase da Indústria 4.0, com a inauguração da Nova Linha de Cabinas de Caminhões, em fevereiro de 2019. Mais R$ 100 milhões foram destinados à construção da Nova Linha 4.0 de Ônibus, inaugurada em setembro de 2020. E um total de R$ 1,4 bilhão foi aportado no desenvolvimento e produção dos extrapesados da família Novo Actros.


Continua depois da publicidade


“Em função de uma melhor perspectiva em 2021, a Mercedes-Benz reafirma sua confiança no País, onde atua há quase 65 anos. Nesse sentido, a fim de atender às demandas dos clientes, criamos no começo do ano mais de 1.000 empregos, entre contratações temporárias e efetivações de aprendizes do SENAI em São Bernardo do Campo”, informa Karl Deppen. “Além disso, estamos mantendo o investimento de R$ 2,4 bilhões no Brasil até 2022. Mesmo com todos os desafios, vamos seguir com nossos planos”.

A partir de 2021, a empresa dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos) em São Bernardo do Campo (SP), também seguindo os conceitos da Indústria 4.0, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade até 2022.

Além do valor mencionado, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo R$ 70 milhões em conjunto (50% cada empresa) na construção do Centro de Testes Veiculares em Iracemápolis (SP), que irá atender diferentes empresas do setor automotivo.

Caminhões e ônibus

Pelo 5º ano consecutivo, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no Brasil. Em 2020, foram licenciadas 26.769 unidades da marca, 4% a menos em relação às 27.994 unidades de 2019. Esse resultado garantiu à empresa 31,6% de participação.

De acordo com dados da Anfavea, em 2020, foram emplacados 84.650 caminhões no mercado brasileiro, o que significa uma queda de 12% na comparação com as 96.254 unidades licenciadas no mesmo período do ano anterior.

Com 2.924 unidades emplacadas em 2020, o Actros 2651 6x4 foi, pelo 3º ano consecutivo, o caminhão Mercedes-Benz mais vendido no Brasil, considerando todo o portfólio da marca, dos leves aos extrapesados.

Em 2020, a Mercedes-Benz manteve sua longa e histórica liderança nas vendas de ônibus no Brasil, conquistando cerca de 47% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. No acumulado do ano, a marca emplacou 6.461 unidades, volume 42% inferior às 11.150 unidades do mesmo período de 2019.

No segmento urbano, a liderança da marca é mais expressiva: são 3.459 ônibus Mercedes-Benz emplacados em 2020, alcançando a liderança com 71,6% de market share. No segmento rodoviário, o 1º lugar foi consolidado com quase 60% de participação, com emplacamento de 1.825 unidades.

Mesmo no ano da pandemia, a Mercedes-Benz obteve ótimos resultados com peças e serviços. Com suas três linhas de peças (genuínas, RENOV e Alliance) alcançou um crescimento de 17% nas vendas.

Gostou? Então compartilhe: