Logomarca Indústria 4.0

Robotização traz estabilidade produtiva para a WEG

Por: Exata Comunicação      16/02/2021 

A expertise da Dalca Brasil no desenvolvimento de engenharia para sistemas robóticos tem auxiliado diversas empresas, de todos os portes, a ampliarem sua capacidade produtiva e a reduzirem desperdícios. Nova parceira no portfólio da empresa de Bento Gonçalves, a gigante catarinense WEG, uma das mais conhecidas fabricantes mundiais de motores e sistemas elétricos industriais, tem desenvolvido um programa de aceleramento do uso da tecnologia em seus processos.
 
Um dos mais recentes projetos nesta área foi a robotização da produção de tampas defletoras, um dos componentes na fabricação dos motores elétricos. "Anteriormente, tínhamos seis postos de trabalho em dois turnos, agora temos dois, um por turno. Modificamos internamente nosso processo para receber a robotização, e a Dalca foi nossa parceira neste desafio. Os funcionários que operam o robô foram treinados, e os outros remanejados, assumindo outras atividades em que havia necessidade de contratação devido ao aumento de demanda", conta o analista de processo Jonas Becker.
 
Para a Dalca, o projeto foi desafiador por sua flexibilidade e pela quantidade de procedimentos envolvidos. O CEO da empresa, Bruno Dal Fré, explica que era preciso produzir uma grande quantidade de peças diferentes, além de focar no tempo de setup reduzido do equipamento. "Foi necessário um estudo muito aprofundado de engenharia e simulação robótica. O tempo de ciclo foi outro ponto importante, em que tivemos que fazer estudos avançados para otimização de velocidades do robô e do sistema. A WEG foi uma grande parceira e nos auxiliou no que foi possível", exalta Dal Fré.
 
Os ganhos para a WEG foram além da otimização dos postos de trabalho. "Conseguimos ter redução nos índices de refugos, pois há uma repetitividade no processo, o robô posiciona a peça sempre da mesma forma. Após a robotização, ganhamos uma ótima estabilidade no nosso processo", acrescenta.
 
A melhoria nos setores de produção, assim como em outras áreas da empresa, é uma constante que ganha cada vez mais impulso com os conceitos da indústria 4.0. "A WEG está robotizando gradativamente seus processos produtivos e tem intenção de intensificar cada vez mais os investimentos no ramo de tecnologia", prevê o analista de processos em automação Richardt Enke Klein, que elogia o trabalho da Dalca. "É uma empresa com comprometimento, qualidade e flexibilidade".

Gostou? Então compartilhe: