Formtap moderniza sua planta fabril e adquire sete robôs da Yaskawa Motoman do Brasil

O resultado foi um aumento da capacidade instalada da Formtap para a produção de 7.000 tetos para veículos por dia.

Por: Informativa Mídia 04/09/2020  

A quarta revolução industrial já é realidade e empresas como a Formtap, integrante do Grupo Trambusti que atua no mercado automotivo há mais de 60 anos, encontra-se perfeitamente alinhada a esse conceito. Sempre tendo como pilar a modernização, recentemente, a Formtap incorporou sete novas células robóticas ao seu parque fabril na unidade de Diadema, São Paulo.

O amplo projeto de automação de novas linhas produtivas consistiu na aquisição de sete robôs da multinacional japonesa líder mundial na fabricação de robôs, Yaskawa Motoman do Brasil, os quais estão integrados à área de corte d'água dos tetos para automóveis. “A aquisição dos novos robôs, da linha GP-YRC1000, os mais rápidos do mercado, permitiu à Formtap um aumento da produtividade em relação aos mais de 40 robôs das gerações anteriores da Yaskawa Motoman do Brasil, como também fortaleceu ainda mais a parceria de mais de 25 anos”, reforçou Giuliano B. D. de Lima, gerente regional de vendas da Yaskawa Motoman do Brasil.

O projeto também contou com a parceria da Dardi – Jato de Água & Laser, responsável pelo fornecimento de bombas intensificadas de última geração e sistema de movimentação ‘coil kits’, que de acordo com  o diretor da Dardi no Brasil, Marcos Ribeiro, “permite a movimentação dos robôs com melhor performance, em conjunto com cabeçotes de corte com jato de água especiais para essa aplicação”.

Segundo o diretor industrial da Formtap, Edivar Pelincer, “a nova linha produtiva é destinada à fabricação de tapetes e de tetos moldados, sendo que para esse último a Formtap ampliou sua capacidade instalada para 7.000 tetos para veículos por dia. Dessa forma, obtém-se a expansão da capacidade produtiva, através de melhorias no processo como um todo, envolvendo também os demais itens da planta”.


Continua depois da publicidade


Pelincer ainda acrescenta que “todo esse processo de modernização, com início efetivo ainda no primeiro semestre deste ano, já pode ser avaliado positivamente no corte das peças, na flexibilização de cortes e na precisão dos mesmos”, comemora.

O diretor industrial da empresa informa que a Formtap sempre investiu em seu parque fabril. “Nos anos de 2015/2016, quando o mercado automotivo sofreu severamente, em especial o de veículos pesados, intensificamos a melhoria dos processos para que pudéssemos reduzir custos. Como resultado a empresa teve um aumento de capacidade produtiva de 45%, tornando-se mais competitiva, eficiente, e disponibilizando ao mercado produtos mais leves e com menores custos”, destaca.

Fornecedora para todas as principais montadoras instaladas no Brasil, a Formtap detém 40% do mercado de tapetes e 55% de tetos moldados. “Somos uma empresa nacional e temos orgulho em contribuir para a evolução do nosso País. Vivenciamos toda a transformação que o mercado já sofreu, mas nos mantemos firmes dentro do nosso compromisso de evoluir, mirando a Indústria 4.0”, sentenciou Pelincer.

Gostou? Então compartilhe:


Comentários