A pandemia da Covid-19 tem imposto uma série de desafios às empresas por conta das restrições e cuidados nas unidades para evitar o contágio de seus funcionários pelo novo coronavírus. Líder em soluções inteligentes voltadas à indústria, a Siemens inova mais uma vez ao introduzir em atividades das áreas de Smart Infrastructure e Digital Industries óculos de realidade virtual que têm facilitado a comunicação junto a clientes e parceiros em tempos de pandemia.
Nas atividades de Smart Infrastructure, o dispositivo acoplado a um capacete transmite imagens em tempo real por meio de uma plataforma conectada a qualquer rede de internet 4G, cujas atividades dentro das fábricas da Siemens podem ser visualizadas por clientes e parceiros em seus computadores ou tablets, sem a necessidade de sair de seus escritórios.
A inovação da Siemens tem facilitado os serviços de gerenciamento de energia elétrica de fábricas de diversos setores como Química, Infraestrutura, Telemarketing, Utilities e Papel & Celulose. Dessa forma, atividades como comandos, checagens de painéis de controle e circuito de correntes, que antes eram realizadas com a presença de clientes nas unidades da Siemens, hoje são realizadas à distância por meio do novo dispositivo.
“Com essa adaptação, ao invés de vir até a unidade da Siemens, o cliente pode ver todo o funcionamento de um painel de distribuição de energia elétrica da sua planta sem sair do seu escritório”, explica o gerente da área de Serviços de Distribution Systems, Anderson Pin Tavares. “Além de facilitar a comunicação, esse equipamento agiliza as atividades e reduz os gastos que o cliente teria para se locomover até uma de nossas unidades”, completa Tavares.
Nesse mesmo contexto, a área de engenharia de telecomunicação de Digital Grids também desenvolveu uma solução para teste remoto em fábrica. Com o objetivo de testar os painéis de sistemas de telecomunicações para os clientes, a área criou uma ferramenta que funciona por meio de duas câmeras físicas que fazem a filmagem dos testes em tempo integral, um celular como câmera móvel para detalhes do painel e, por fim, o compartilhamento da tela de configuração do especialista da Siemens que está operando os testes de maneira remota.
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“Enquanto o especialista faz os testes no painel, o cliente pode acompanhar tudo em tempo real e ainda incluir outras pessoas do projeto para comentarem sobre o tema, na mesma conferência, tendo contado o tempo inteiro com o técnico que está operando a máquina”, explicou o coordenador da área de Telecom na Siemens, Paulo Eduardo Galvão.
Já na área de Digital Industries, o equipamento é oferecido aos parceiros para transmitir imagens em tempo real para realizar serviços de Manutenção Assistida, onde especialistas da Siemens conseguem fazer checagens, orientações e diagnósticos de soluções mesmo à distância. Para este serviço é utilizada a plataforma proprietária Circuit Expert, e a inovação tem auxiliado em serviços na área industrial como automação, drives, comandos e motores.
Além dos óculos, a transmissão de imagens também pode ser realizada por meio de dispositivos como smartphones, tablets e laptops, e o serviço demanda apenas conexão a uma rede de internet (3G, 4G ou wi-fi). Entretanto, a utilização dos óculos se diferencia por oferecer melhor qualidade de imagem, evitar ruídos na comunicação, e possibilitar comandos por voz.
“A Siemens já tinha planos de inovar com esse equipamento em nossas atuações de atendimento de campo, mas aceleramos a implementação devido à pandemia. É uma ferramenta colaborativa que facilita a comunicação entre companhia e clientes, e temos tido um feedback muito positivo pois é uma solução que se encaixa perfeitamente ao momento pelo qual estamos passando e que será tendência daqui para frente com muita agregação de valor aos clientes”, afirma Everton Lopes, Head da Unidade de Negócios Industry Services.
Apesar da possibilidade da comunicação ser realizada por meio de dispositivos móveis, o uso dos óculos se diferencia por oferecer melhor qualidade de imagem, evitar ruídos na comunicação, e possibilitar comandos por voz. Com essas características, o equipamento reduz tempo de resposta para as atividades, dá agilidade na comunicação junto aos clientes e aproxima os especialistas da Siemens para auxiliar nos serviços em caso de falhas e inspeções.
Além de estar em linha com as recomendações dos órgãos de Saúde em relação à pandemia, a novidade implementada pela Siemens tem gerado redução de custos com transporte, locomoção e hotel tanto para a companhia quanto para parceiros já que a Siemens tem clientes espalhados por todo o país.
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