É necessário mudar a mentalidade das organizações e desenvolver uma visão única para impulsionar efetivamente os objetivos dos negócios por meio da automação que hoje se tornou uma das principais ferramentas das empresas para transformar seus negócios atuais em busca de eficiências e novas oportunidades de geração de valor.
“Durante 2018, 20% do investimento global em Transformação Digital concentrou-se na automação, atingindo US$ 160 milhões e, para os próximos 10 anos, este mercado deverá ter um crescimento anual de 15%, saindo de 2,8 milhões de robôs instalados para 11 milhões em todo o mundo”, afirma Bruno Leal Magalhaes, gerente de Business Consulting da everis Brasil.
Segundo Magalhães, o conceito de automação sempre esteve relacionado à robotização de tarefas altamente transacionais, repetitivas e de baixo valor e a ênfase passou a ser colocada na melhoria da eficiência dos processos, na redução dos custos operacionais e no aumento da escalabilidade para manter os recursos.
Mas a evolução de soluções tecnológicas avançadas, como a Inteligência Artificial (AI) ou Big Data, estão possibilitando um novo modelo de automação inteligente de processos (IPA), no qual as tarefas mais complexas podem ser automatizadas por meio da implementação de análises preditivas e motores de decisão ou mesmo técnicas mais sofisticadas, como agentes cognitivos, Machine Learning ou redes neurais.
Por isto, a implementação de soluções de automação está demonstrando benefícios ainda mais significativos nas empresas, tanto na eficiência de suas operações quanto na satisfação de seus colaboradores e clientes, como:
1) aumento da competitividade e diminuição do Time-to-Market devido à redução de 60 a 80% no tempo de operação dos processos.
2) obtenção de economia e redução de 40 a 50% da força de trabalho dedicada a atividades manuais e repetitivas, permitindo sua realocação para tarefas de maior valor ou mesmo em áreas mais carentes de mão de obra da organização.
3) eliminação de 100% dos erros operacionais humanos, maximizando a precisão, a qualidade das operações e a economia de custos.
4) maior articulação e melhoria da percepção do serviço por parte do cliente, aumentando a sua satisfação média em cerca de 20%.
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Ainda assim, vale ressaltar que, para implementar adequadamente uma estratégia de automação e alcançar os resultados esperados, as empresas devem enfrentar uma série de desafios não apenas tecnológicos, mas também operacionais e de negócios:
- Alinhar os interesses entre as diferentes unidades de negócio e obter o apoio necessário dentro da organização para justificar a aposta em uma estratégia deste tipo.
- Compreender que a melhor abordagem para conhecer a real complexidade de automatizar um processo é por meio do desenvolvimento de provas de conceito, que permitem estimar de forma adequada o tempo e os recursos necessários para a implementação.
- Desenvolver um sólido caso de negócio que justifique o investimento em automação. Para isso, recomenda-se uma abordagem mais estratégica que busque não apenas a economia via a liberação da força de trabalho, mas também estimar o aumento potencial no futuro com a maior escalabilidade do negócio ou a melhoria na produtividade dos colaboradores proporcionada pela liberação de tarefas de baixo valor, por exemplo.
- Ter as capacidades técnicas necessárias para implementar soluções de automação e integrá-las aos sistemas da organização. Para tanto, é necessário que as companhias não subestimem os riscos de implementação e busquem no mercado o conhecimento necessário para garantir o sucesso no desenvolvimento.
- Compreender que a automação deve servir de pretexto para questionar o modelo operacional atual e transformar o status quo da empresa. Para isso, é fundamental entender minimamente os processos operacionais como uma etapa prévia a qualquer desenvolvimento.
- Definir e estruturar um modelo de governança para gerenciar e coordenar os esforços de automação, bem como transformar a cultura da organização, incorporando um novo modelo de colaboração homem-máquina.
“Diante deste contexto, nós da everis desenvolvemos o conceito de “Operações Híbridas”, compreendido como uma abordagem estratégica para transformar exponencialmente as operações de qualquer indústria com o objetivo de gerar eficiência e melhorar a experiência do cliente com a adoção de soluções tecnológicas de automação”, explica Magalhães. Para ele, neste sentido e para garantir o sucesso na evolução de qualquer empresa que deseja ter uma Operação Híbrida, é necessário abordar este processo embasado em uma reflexão profunda sobre quatro vértices:
- Processos líquidos - compreender o funcionamento da empresa como um conjunto de processos padronizados com capacidade de adaptação às necessidades dos clientes de acordo com regras de negócio flexíveis.
- Abordagem Integral - transformar a visão parcial e limitada da automação (baseada em funções ou atividades específicas) em uma abordagem integral, que permita que os processos sejam entendidos como partes adaptáveis e flexíveis do início ao fim ao longo do ciclo de vida dos clientes.
- Combinação de tecnologias - explorar as sinergias oferecidas pela integração de diferentes tecnologias de acordo com as necessidades dos processos, com o objetivo final de alcançar o mais alto nível de automação.
- Bots a serviço do cliente - compreender a automação como a possibilidade de desenvolver múltiplas soluções para um mesmo processo, podendo proporcionar experiências personalizadas a cada cliente.
Tudo isso combinado com uma estratégia de automação de curto, médio e longo prazo que possibilite resolver problemas de negócios específicos, com uma proposta para melhorar a operação atual usando a tecnologia IPA como um facilitador e com o apoio de um sólido caso de negócio, que considere uma versão realista dos benefícios potenciais esperados da automação.
Sobre a Everis
A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, serviços públicos, telecomunicações, administração pública e saúde, obteve um faturamento de 1.4 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 24.500 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 18 países.
A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização.
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