Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0 é tema de samba-enredo de escola de samba paulista

Robôs, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e tecnologias desenvolvidas por universitários farão parte do desfile de escola de sampa paulista

Por: FEI      10/02/2020 

A escola de samba paulista Rosas de Ouro contará, no carnaval deste ano, com a parceria de três instituições de ensino superior para exemplificar seu enredo "Tempos Modernos" (preparado pelo carnavalesco André Machado), entre elas o Centro Universitário FEI, reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência na formação de profissionais de áreas relacionadas à tecnologia.

Img; Sociedade Rosas de Ouro

Para dar mais peso ao samba-enredo que aborda as revoluções industriais, focando principalmente na Indústria 4.0, a o Centro Universitário FEI contribuirá em quatro áreas distintas do projeto, como o desenvolvimento de uma versão 3D e outra em Realidade Aumentada do carro abre alas, 4 braços mecânicos robotizados - sendo 2 no carro abre alas e 1 no carro 3, simulando o processo de montagem de um cérebro. Além disso, no apoio a bateria, os alunos programaram um robô que entregará baquetas aos ritmistas.

Ao público, antes, durante e, principalmente após o desfile, ao baixar o aplicativo Carnaval 4.0, será possível ver o Carro 1 e 5 em Realidade Aumentada, projetados em algum espaço vazio, plano. Será possível movê-lo e observá-lo no ambiente que escolher no Sambódromo, na rua, da sua casa ou em qualquer local interno. No mesmo aplicativo, a FEI desenvolveu um Quiz interativo sobre as transformações digitais que vivemos, com o objetivo de levar conhecimento sobre o tema ao público.

RECURSOS VISUAIS DISPONÍVEIS

  • Carro alegórico em realidade virtual
  • Quiz com questões sobre tecnologia e Indústria 4.0
  • Projeto 3D de carro abre-alas
  • Braços mecânicos robotizados que serão usados no desfile

 

Gostou? Então compartilhe: