A CES 2020 conheceu a cidade do futuro: tecnologia, mobilidade e sustentabilidade juntas para uma vida melhor

Por: Assessoria de Imprensa      17/01/2020 

Uma nova cidade, Woven City ou, numa tradução livre, Cidade Entrelaçada. Foi esse o anúncio do nosso presidente global, Akio Toyoda, na CES 2020 (Consumer Electronics Show), a maior e mais importante feira de tecnologia do mundo, que aconteceu de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas.

Aos pés do Monte Fuji, no Japão, a Toyota desenvolverá um ecossistema completo onde podemos ver, na prática, como será viver no futuro. Desenhada como um "laboratório vivo", Woven City poderá testar e desenvolver tecnologias autônomas, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial em um ambiente real. A ideia é trazer 2 mil pessoas e aumentar a população conforme o projeto - cuja inauguração está prevista para início de 2021 - avançar.

A cidade é planejada para ser sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa para reduzir a pegada de carbono, e construções típicas do País. Os telhados gerarão energia solar. A maior fonte de energia, o hidrogênio. A vegetação, nativa.

Os residentes terão acesso à tecnologia de ponta dentro de suas casas. A inteligência artificial verificará a saúde dos moradores e será como um assistente pessoal para recomendar melhorias ou prevenir riscos, criando uma oportunidade para utilizar tecnologias conectadas com integridade e confiança.

Para o deslocamento dos moradores, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais. Os e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas. Diversos tipos de modais, para acomodar as mais diferentes realidades porque, sim, o futuro é mais sustentável e inclusivo.

Quem ganha com tudo isso? As pessoas. Elas, desde o início, são o foco da empresa e continuarão no centro da tomada de decisão e investimento. E, por mais que a mudança que estamos vivenciando seja a maior em um século, decidimos fazê-la mantendo as bases que nos trouxeram até aqui - os mesmos valores, mas em outra velocidade.


Continua depois da publicidade


E para ganharmos a velocidade necessária, não estaremos sozinhos. Colaboração, que já era algo tão presente nos corredores da empresa, agora estão amplificados. A cidade está aberta a quem mais tiver interesse em fazer parte dela e demonstrar as possibilidades que a tecnologia traz.

A cidade que até então só fazia parte dos nossos sonhos e da ficção científica, está bem perto de se tornar real e inspirar mais e mais avanços tecnológicos para todos, mesmo para os países que estão mais distantes dessa realidade. Sonhar é para todos. Superar-se é algo que se tornou, ao longo dos 83 anos, a nossa marca.

Futuro, pode chegar. Nós estamos preparados para oferecê-los para todos.

 

* Por Viviane Mans, diretora de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade da Toyota do Brasil

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Senai Paraná e empresas parceiras lançam projeto inovador em eletromobilidade

Ação tem como objetivo desenvolver baterias chumbo-carbono avançadas para aplicação em veículos elétricos de baixa velocidade


Eve recebe R$ 200 milhões do BNDES para desenvolver protótipo do carro voador

Banco aprovou, em outubro, R$ 500 milhões para a construção da fábrica do veículo em Taubaté (SP); Com recursos do Fundo Clima, empresa também fará os primeiros voos para certificação


Toyota avalia ampliação no RS com foco em tecnologias sustentáveis

Montadora destaca oportunidades no mercado brasileiro durante reunião em Tóquio


Brasil ainda enfrenta obstáculos na implantação de cidades inteligentes

Entre os problemas estão a falta de definição de políticas pública e a dependência tecnológica de outros países