Logomarca Indústria 4.0

24º Seminário Internacional de Alta Tecnologia

Fluxo de Valor 4.0 – Uma perspectiva da manufatura enxuta na Indústria 4.0

Por: Lab. Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura - Unimep      28/08/2019 

O sistema Toyota de produção tem inspirado e acompanhado muitas empresas na redução de desperdícios, melhoria de qualidade e redução de tempos de produção e custos. No entanto, com o advento da Indústria 4.0 e a crescente digitalização da produção, novas dimensões e aplicações na manufatura conflitam com os princípios da Manufatura Enxuta, principalmente considerando o aumento significativo dos fluxos de informação no contexto da produção.

Neste novo ambiente, a Indústria 4.0 pede por processos de produção mais flexíveis, com sistemas capazes de realizar otimização automática e previsão de estados futuros. Para alcançar estes objetivos as empresas deverão repensar como podem usar o potencial dos sistemas Toyota já implementados em seus ambientes produtivos e as novas tecnologias e oportunidades da Indústria 4.0.

Fluxo de Valor 4.0 é um dos temas mais importantes da atualidade e tem sido discutido em grandes associações internacionais, como a VDMA. O fluxo de valor na Indústria 4.0 sofre mudanças em relação ao modelo anterior, derivados dos sistemas Toyota de produção. O diferencial está em lidar de maneira eficiente com fluxos de informações maiores e mais complexos, cuja gestão pode garantir a competitividade das empresas – ou deixá-las para trás. Pela primeira vez no Brasil, os profissionais e pesquisadores internacionais autores do documento de diretrizes organizado pela VDMA e pelo Instituto PTW da Universidade de Darmstadt, lançado há apenas algumas semanas na Alemanha, apresentarão os últimos avanços sobre o tema Fluxo de Valor 4.0 no 24º Seminário Internacional de Alta Tecnologia.

Este e outros tópicos dentro do tema Digitalização da Produção e Produção Digitalizada serão apresentados e discutidos por profissionais da academia e indústria. Venha discutir esses desafios e oportunidades conosco e fazer parte dessa revolução da tecnologia!


Continua depois da publicidade


O Seminário traz palestrantes de renome internacional. As palestras serão realizadas nos idiomas inglês e português, com tradução simultânea. Os participantes receberão certificado de participação e os Anais com os artigos apresentados.

Para outras informações, acesse: http://scpm.eng.br ou entre em contato pelo telefone: (19) 3124-1792 ou email: scpm@scpm.eng.br.

Agende esta data! 10 de outubro de 2019!

 

Gostou? Então compartilhe: