Logomarca Indústria 4.0

Huawei apresenta soluções de conectividade para transporte sobre trilhos

Empresa lançou soluções de rede, nuvem e até 5G para conectar trens

Por: ABIFER      25/06/2019 

Na Conferência Global de Transporte Público 2019 da UITP, que ocorreu essa semana em Estocolmo, na Suécia, a Huawei lançou suas soluções de nuvem para trilhos urbanos, LTE-R de nova geração e sistema interno digital (DIS) 5G.

As soluções fornecem serviços baseados na nuvem, conectividade de banda larga e ferrovias conectadas para ajudar as operadoras a criarem sistemas de transporte sobre trilhos mais seguros, inteligentes e eficientes, a melhorarem constantemente a capacidade de transporte e a oferecerem inovações no serviço.

A solução de nuvem para trilhos urbanos utiliza tecnologias de virtualização, para transformar recursos de computação, armazenamento, rede e segurança dos dispositivos físicos em conjuntos de recursos virtuais. Em seguida, esses recursos são colocados em sistemas de aplicativos por meio de hosts e dispositivos de rede e de segurança, todos virtuais.

Isso permite a integração de dispositivos de centrais de dados e reduz os custos de aquisição e implantação. A solução é adequada para o transporte ferroviário com capacidade média e baixa de passageiros, como veículo leve sobre trilhos. Além disso, ela pode ser us ada em um único cenário de serviços em nuvem para trilhos urbanos e suporta a expansão tranquila para nuvens integradas e nuvens de trilhos urbanos.

Já a solução LTE-R da Huawei foi completamente verificada por parceiros e clientes e está sendo implementada na China. A solução suporta a evolução voltada para 5G e a interconectividade com GSM-R. Seus recursos incluem vários serviços de entroncamento, como serviços de voz, vídeo e dados Mission Critical Push-to-Talk (MCPTT), e o uso de uma rede LTE-R para permitir o controle do trem, sistema de informações ao passageiro, CCTV e outros serviços ferroviários.

Por último, a solução DIS 5G é a principal solução de rede 5G para centros de transporte inteligentes. Como parte da solução de DIS, o 5G LampSite utiliza várias tecnologias avançadas para suportar tanto LTE como 5G, com instalação fácil e operação e manutenção simplificadas.


Continua depois da publicidade


Ela também estabelece as bases para centros de transporte inteligentes ao oferecer serviços de comunicação inteligentes para um grande número de passageiros e possibilitar o gerenciamento do fluxo de passageiros, verificações de segurança e bilhetagem de maneira simples e eficiente.

A Huawei considera que o transporte ferroviário é um sistema complexo que envolve trilhos, veículos e sinalização. Para alcançar um ambiente perfeitamente conectado em todo o sistema, as companhias ferroviárias precisam de dispositivos de comunicação para coletar dados e plataformas digitais que integrem serviços em nuvem, IoT, big data e inteligência artificial para assegurar operações seguras, confiáveis e eficientes.

O objetivo da Huawei é ajudar os clientes do transporte ferroviário a alcançarem a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem de trilho urbano e comunicação para operação ferroviária, além de colaborar com parceiros globais para levar as ferrovias em direção ao futuro. A Huawei já forneceu produtos e serviços para 120 mil km de linhas ferroviárias em mais de 100 ferrovias urbanas.

Gostou? Então compartilhe: