A Scania já soma 20 mil veículos conectados no Brasil desde o lançamento deste serviço, em janeiro de 2017. São 18,8 mil caminhões e 1,2 mil ônibus ativos. A fabricante projeta atingir 28 mil até o fim de 2019. Em todo o mundo a montadora sueca soma 400 mil veículos comerciais conectados, todos gerando dados que resultam em melhorias nas operações.
“Essa inteligência de dados nos proporciona resultados práticos fantásticos. Conseguimos ir bem no detalhe da operação do cliente para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar a rentabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a condução do motorista e diminuir os acidentes”, afirma o vice-presidente de operações comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral.
Segundo a montadora, nos Serviços Conectados Scania os dados são enviados por um módulo, instalado nos veículos desde maio de 2016. Para aqueles a partir de 2012 é possível também instalar, mas com um custo. Existem duas opções de pacote, Análise e Desempenho. O primeiro, gratuito por dez anos, gera relatórios semanais e mensais. O outro, pago, permite acompanhamento em tempo real do veículo e do motorista, individualmente, e tem o retorno imediato do investimento.
Gostou? Então compartilhe: