Tecnologias cognitivas são fator chave para otimizar a eficiência energética

Inteligência artificial e análise avançada permitem conhecer melhor o perfil de clientes para adaptar produtos e serviços

Por: Assessoria de Imprensa      21/05/2019 

A utilização de tecnologias cognitivas por empresas de energia, como inteligência artificial e análise avançada, tornou-se um fator cada vez mais importante. Segundo a Minsait, uma empresa da Indra, essas tendências são hoje fundamentais para a sobrevivência de modelos de negócios.

As novas tecnologias têm capacidade de prever falhas futuras utilizando informações de sensores, incluindo visão artificial e tecnologia Digital Twin, compreendendo melhor o perfil dos clientes para melhorar as margens e otimizar o desenvolvimento produtos e serviços.

"O setor de energia está exposto hoje a uma maior concorrência, que inclui novas empresas, muitas delas do mundo digital, bem como aumento das pressões ambientais e riscos em áreas como a segurança cibernética, fraude ou segurança física dos ativos ", afirma Leonardo Benitez, diretor de Energia e Utilities de Minsait.

Para José Luis Flórez, diretor de Inteligência Artificial e Análises Avançadas, enfatizou que as tecnologias cognitivas podem transformar modelos de negócios, incorporando recursos que antes eram limitados, permitindo entender melhor processos e como melhorá-los, conhecendo mais profundamente os clientes.

Projetos desenvolvidos pela Onesait Platform, a plataforma digital da Minsait com IoT, Big Data e análise avançada, permitem incorporar e analisar informações de vários sensores, sistemas e serviços, a fim de tomar melhores decisões e proporcionar respostas a incidentes detectados em tempo real, além de simular possíveis cenários. O uso de machine learning melhora a eficiência na operação de geração renovável e detecção automática de vazamento em gasodutos, utilizando dados das redes de transporte de gás.

Outra referência é a HEADS (Hydrocarbon Early Automatic Detection System), uma tecnologia para a detecção precoce de vazamentos de petróleo no mar, o que aumenta a segurança das instalações, tanto para plataformas offshore como terminais marítimos. Este sistema já é utilizado na Espanha e América Latina.


Continua depois da publicidade


Já no setor operacional, as capacidades de processamento e análise em grandes quantidades de informações foram otimizadas para melhorar os processos de negócios centrais a partir de uma previsão da demanda, antecipando-se a situações ambientais que afetam os negócios e melhorar a tomada de decisões com inteligência artificial, além de contribuir na redução dos riscos de fraude e perda de benefícios.

Aliados à essa tendência, os representantes da Minsait detalharam a visão da empresa das áreas em que prevê o maior impacto dessas tecnologias, como gestão de ativos, marketing, otimização de operações e gerenciamento de riscos.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Nova solução 4.0 aumenta segurança em zonas explosivas

Empresa desenvolve nova solução para aumentar a segurança de trabalhadores em plantas industriais


Oscar da Inovação: As tecnologias transformadoras do MIT Lincoln Laboratory

Descubra como tecnologias inovadoras em saúde, segurança e manufatura estão moldando o futuro da indústria e promovendo avanços significativos na sociedade


Gêmeos digitais: O poder da tecnologia no ATCX Digital Twin 2024

Evento virtual global no dia 17 de outubro fornecerá uma visão geral abrangente da tecnologia de gêmeos digitais em vários setores, incluindo design e desenvolvimento de produtos, bem como...


Papirus investe R$ 2,5 milhões em projeto para reestruturar estratégia de manutenção

Objetivo é ampliar a disponibilidade dos equipamentos no processo produtivo, monitorando-os em tempo real, e reestruturar todas as atividades de manutenção