Logomarca Indústria 4.0

A transformação digital das indústrias: como chegar à fórmula de sucesso que atenda ao consumidor sem devastar as relações com canais e supply chain

Por: Assessoria de Imprensa      18/05/2019 

Há algum tempo, as barreiras entre o que é um negócio B2B, B2C ou mercados para além dessa triangulação, têm se tornado cada vez mais invisíveis. Uma das razões para isso é a mudança na forma de consumo. Na busca por melhores preços e rapidez na negociação e na entrega, clientes encontram mais facilmente o fabricante, o que aparentemente, pode representar uma quebra na existência do personagem intermediário na cadeia de valor da indústria.

A mudança de hábitos de compra é comum a todas as gerações, mas parece mais veloz e nítida com a Internet e com o smart phone. Facilitadoras desse processo, as ferramentas de inovação digital, como o e-commerce, por exemplo, servem para maturar cada vez mais essa tendência e transformá-la em um movimento solidificado. Na ponta produtora dessa conversa, o fabricante adaptado para a evolução, acaba sendo o grande beneficiado.

A transformação digital não é um passo simples para fabricantes ou indústrias fundamentadas no mundo físico ou acostumadas a modelos tradicionais. O relacionamento direto de alguns segmentos industriais com seus consumidores finais pode demandar uma conversa de ajuste com toda a cadeia logística envolvida. Mas como se aproximar do cliente sem abalar as relações com canais distribuidores, representantes, concessionárias e revendedores?

Para debater a criação de uma estratégia B2C, B2B, B2B2C, ou D2C que mexa no modelo atual sem desmoronar as relações de distribuição e gerar conflito de canal com distribuidores ou revendedores, parceiros cruciais para as indústrias, o VTEX DAY apresenta o Industry Training Session (dia 31/Maio, às 13h00, na área de conferência). Durante a sessão vamos tratar também da aplicação de uma cultura ágil dentro de uma empresa rigidamente organizada; de eficiência logística a partir da incorporação dos interesses de áreas matriciais; da criação de uma visão customer centric em empresas historicamente product centric. Enfim, falaremos de pessoas, produtos e processos.


Continua depois da publicidade


Outros gargalos enfrentados pelas companhias que abraçaram o conceito de indústria 4.0 serão abordados em detalhes. Entre eles, a personalização de produtos em canais específicos para o consumidor final, a diferença de preços entre canais; e a adaptação do supply chain para o consumidor omnichannel.

Juntamente com Bianca Aichinger, Customer Success Director na VTEX, apresentarei os assuntos do Industry Training Session. Eles serão discutidos com Ricardo Neves (Sócio PwC Brasil e líder de Mercados de Consumo), Ana Helena Szasz (Head da Ebit- Nielsen), Diego Rocha Ferreira (Direct Sales Director Whirlpool), Pedro Magalhães (Head de Tecnologia na ZX Ventures, uma empresa AB InBev), Israel Damásio Medeiros (Gerente de E-commerce da Newell Brands, que abrange as marcas Oster e Cadence), Gabriel Cabrera Garrido (LATAM Head, Digital Acceleration and CRM na Sony Latin America Inc.), e Vanessa Destéfani (Head de E-commerce da Motorola Mobility).

As sessões de treinamento serão a grande atração do segundo dia do VTEX DAY. Elas foram pensadas para atender aos diferentes perfis na tomada de decisão. Durante o Industry Training Session, a consultoria PwC mostrará as tendências do segmento e o Ebit-Nielsen, com exclusividade, apresentará números e estatísticas do setor industrial no Brasil. Já as empresas Whirlpool, AB InBev, Newell Brands, Sony Latin America, e Motorola irão debater, de forma prática, clara e interativa com a platéia, casos reais e modelos adotados rumo ao sucesso da transformação digital.

O VTEX DAY, maior evento de inovação do mundo, está chegando! Com mais de 24 horas de conteúdos inéditos, distribuídos em dois dias de evento, 170 marcas patrocinadoras e público superior a 15 mil pessoas, a 7ª edição acontecerá no São Paulo Expo, espaço com mais de 43 mil m².

No app oficial do VTEX DAY, disponível na App Store e Play Store, é possível checar a programação atualizada sobre o evento. Planeje sua agenda e aproveite o máximo desse encontro de negócios. A agenda completa também pode ser acessada no site vtexday.vtex.com

Informações do evento VTEX DAY
Data: 30 e 31 de maio
Horário: 30 de maio às 8h e 31 de maio às 9h
Local: São Paulo Expo
Twitter @VTEXTrueCloud
Website VTEX: https://www.vtex.com

Gostou? Então compartilhe: