Volkswagen vai digitalizar rede de concessionárias a partir de dezembro

Com a ajuda de recursos tecnológicos, marca poderá oferecer nova experiência ao consumidor em lojas menores

Por: Automotive Business      30/11/2018 

Visitar uma concessionária não costuma figurar na lista das melhores experiências de consumo. O processo analógico e, muitas vezes, burocrático de compra de um veículo destoa em um mundo cada vez mais digital. Ciente disso, a Volkswagen desenhou estratégia para transformar esta jornada e, de quebra, resolver outro problema: o investimento estratosférico que os distribuidores precisam fazer para colocar de pé uma revenda da marca. “A partir de dezembro começaremos a implementar o conceito de concessionária digital”, conta Fabio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócio da montadora no Brasil.

O plano é colocar a novidade em 20 revendas da Volkswagen no próximo mês, ainda como uma ilha digital. A partir de fevereiro de 2019 a companhia deve espalhar o formato em todas as suas lojas na América Latina, em até 10 países. O alcance será grande: a rede de revendas da marca alemã é uma das maiores entre as montadoras no Brasil. Rabelo, no entanto, não especifica quando a companhia pretende inaugurar revendas já nativas digitais, que já nasçam totalmente focadas no novo conceito, mas dá pistas de que isso deve acontecer em breve. 

O carro é real, a experiência, digitalizada

O novo conceito para as concessionárias da marca é de oferecer uma nova jornada para o cliente, totalmente apoiada em recursos tecnológicos e pensada para melhorar a experiência do consumidor. Nada de entrar em uma grande revenda cheia de carros e se sentir deslocado ou de sentar na frente de uma mesa burocrática para falar dos opcionais disponíveis para o veículo. Agora a discussão toda será apoiada nos recursos visuais apresentados em uma grande tela instalada na loja. Ali o vendedor pode ajudar o cliente a escolher o carro que mais se encaixa em suas necessidades, mostrar com clareza a diferença de cada versão dos modelos da marca, suas caraterísticas e o impacto de cada opção no bolso. Tudo claro e simples. 


Continua depois da publicidade


Com um tablet em mãos, o consultor de vendas pode checar na hora se há estoque do modelo em que o cliente está interessado ou verificar condições de financiamento. Para vivenciar a experiência a bordo do veículo, o cliente veste um óculos de realidade virtual que coloca ele na garagem Volkswagen. Neste universo digital, ele escolhe o carro, entra, conhece o interior e verifica as funcionalidades. Se para fechar o negócio ainda precisar de mais, é só agendar um test drive, como conta Rabelo. 

“É uma experiência muito melhor para o cliente e um investimento bem mais baixo para o concessionário. Podemos fazer concessionárias menores, de 90 metros quadrados, com toda a jornada apoiada em telas e apenas um ou dois carros expostos”, conta o executivo.
Ele cita a possibilidade de inaugurar uma loja Volkswagen dentro de um shopping, por exemplo, e oferecer test drive agendado em carros que ficam no estacionamento, sem a necessidade de ter tudo reunido ali e exposto no espaço físico da marca. Menos investimento para oferecer uma experiência melhor para o cliente, assegura. 

Apesar de o modelo de concessionárias menores, sem o amplo showroom, já ser bastante conhecido na Europa, a jornada digital da revenda foi desenvolvida localmente pelo time de Rabelo em parceria com a Vetor Zero, estúdio de 3D e animação. O executivo não revela o valor investido no projeto, apenas aponta que o montante não foi grande perto do potencial de resultado que a solução pode gerar.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Volkswagen recebe aporte de R$ 304 milhões do BNDES para investir em digitalização

Em fevereiro, empresa anunciou R$ 16 bilhões em investimentos e o lançamento de 16 novos produtos no Brasil até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos


Senai Paraná e empresas parceiras lançam projeto inovador em eletromobilidade

Ação tem como objetivo desenvolver baterias chumbo-carbono avançadas para aplicação em veículos elétricos de baixa velocidade


Empresas aceleram adoção do metaverso industrial em 2024, aponta relatório global

Relatório da Siemens aponta que empresas investem em gêmeos digitais, IoT e IA para integrar soluções do metaverso industrial e impulsionar a transformação digital


MIT desenvolve tecnologia para converter CO₂ em valor industrial

Novo design de eletrodos permite transformar CO₂ em produtos valiosos com viabilidade econômica