Logomarca Indústria 4.0

Senai e Cetam abrem turmas para cursos com ênfase em Indústria 4.0 no PIM

Processos que envolvem robotização e automação se tornam cada vez mais presentes no mercado, incluindo o Polo Industrial de Manaus

Por: Rebeca Beatriz via acritica      17/07/2018 

Para atender às demandas do mundo globalizado, as instituições de ensino começam a investir em cursos voltados para a área da indústria 4.0, que é uma tendência na atualidade. Processos que envolvem robotização e automação se tornam cada vez mais presentes, e qualificar pessoas para a realização de funções neste ramo se torna uma preocupação constante das instituições de ensino, que já se preparam para oferecer formação neste novo ramo.

Expansão da Indústria 4.0 cria novas oportunidades no Pólo Industrial de Manaus. Foto: Divulgação

Cursos

Em Manaus, a partir do segundo semestre de 2018, o Cetam irá oferecer os cursos de Mecatrônica com ênfase em Indústria 4.0; e Robótica com ênfase na Indústria 4.0. Haverá uma turma para formação em Programação de Web com iniciação à Indústria 4.0 para pessoas que possuem  deficiência e já atuam no Distrito Industrial.

O diretor-presidente da instituição, José Augusto de Melo Neto, explica que o objetivo  é atender às necessidades do mercado de trabalho regional. “A área de a indústria 4.0 é específica para atender à nova demanda do Polo Industrial de Manaus, que já está em movimento nos processos automatizados, robotização e mecatrônica. Inicialmente, iremos disponibilizar cerca de 500 vagas, que podem ser ampliadas conforme a procura”, diz.

Os cursos do Cetam são gratuitos e para concorrer a uma das vagas é necessário ter o Ensino Médio completo.

Outra instituição  que irá atualizar o catálogo de cursos é o Senai. A partir do dia 6 de agosto começam três novos cursos na área da Indústria 4.0: Conectando à indústria 4.0; Programação móvel para AIOT e IOT;  e Explorando o Big Data. Para se inscrever nos cursos do Senai é preciso ter  noções de informática e o Ensino Médio completo.


Continua depois da publicidade


Perfil

Para atuar na indústria 4.0, o profissional precisará ter quatro características fundamentais, segundo o gerente da escola Senai Antônio Simões, José Nabir.

“Perfil multidisciplinar, capacidade de adaptação, senso de urgência e bom relacionamento são essenciais no profissional da Indústria 4.0. Está chegando ao fim a era do técnico que só aperta botões. Os operários precisarão aprender a lidar com máquinas e robôs inteligentes” explica.

Incentivo à formação profissional

É fundamental para a economia do Estado que as instituições de formação profissional promovam o acesso a ambientes industriais. E além disso, promovam educação profissional em todos os níveis, inovação e transferência de tecnologia para as indústrias. De acordo com o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Marcelo Pereira, o órgão aposta na capacitação voltada para as áreas de engenharia e automação.

“A indústria 4.0 vem sendo tratada como prioridade pela Superintendência da Zona Franca de Manaus, , principalmente a partir do momento em que o Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia passou a desenvolver novos procedimentos para os programas prioritários, que preveem macroáreas para o desenvolvimento de cursos voltados à computação, tecnologia da informação e diversas engenharias”, destaca.

Gostou? Então compartilhe: