Grupo Index lança dois novos tornos

Grupo Index lança dois novos tornos

O grupo Index lançou dois novos tornos na feira AMB Stuttgart 2012, que aconteceu em setembro e recebeu mais de 90 mil visitantes. Um deles é o torno multifuso CNC, o Index MS16C, 100% programável; e o outro é o torno CNC de cabeçote móvel TNL32, disponível agora na versão com nove eixos.

O Torno Multifuso CNC Index MS16C tem cinco carros transversais extremamente rígidos, mais seis carros transversais com eixos X e Z e três ferramentas para a usinagem posterior. Sendo assim, consegue-se abranger desde as usinagens de peças simples até as mais complexas neste torno. A grande área de trabalho facilita a troca e a preparação das ferramentas, que somado aos tempos secundários reduzidos formam a base para minimizar os custos por peça.
 
O torno possui seis fusos com passagem de até 16 mm e combina a rapidez de uma máquina de curva com a flexibilidade da tecnologia CNC, além de suas dimensões compactas. Todas as tecnologias disponíveis em um centro de torneamento ou torno automático podem ser usadas neste torno, como: torneamento, fresamento, furação, rosqueamento, furação profunda ou rasgo de chaveta. Seus 6 fusos high-torque possuem potencia de 15 kW por fuso e podem ter sua velocidade controlada separadamente. A troca de velocidade e posicionamento dos fusos pode ser realizados até mesmo durante a indexação do tambor de fusos.
 
Para usinagem posterior, o MS16C é equipado com fuso síncrono que atende rotações de até 10.000 rpm em menos de 0,5 segundos e que se move 140 mm em Z em 30 m/min. O carregamento de barras pode ser realizado durante a usinagem, sem afetar o tempo do ciclo. Com até 26 eixos na versão completa, o torno possui o comando INDEX C200-4D, baseado no comando Siemens S840D e aprimorado pela INDEX, além da Virtual Machine.
 
 
No Torno CNC de cabeçote móvel Traub TNL32-9, com nove eixos, o contrafuso está montado sobre o carro cruzado em separado com os eixos X/Z e as duas torres com eixos X/Y/Z que podem ser aplicadas tanto no fuso principal como no contrafuso. Isso aumenta ainda mais a gama de tarefas para trabalhar em peças com mais de 250 mm de comprimento, as quais podem ser descarregadas através do contrafuso e levadas por esteira transportadora de peças para fora da máquina. Duas ferramentas podem atuar de forma simultânea e independente no fuso principal ou no contrafuso.
 
Com isso, além de operações de torneamento e fresamento, é possível usinar contornos complexos e furos fora de centro. O eixo X adicional no contrafuso garante um espaço livre para a usinagem interna simultânea no fuso principal e no contrafuso. O TNL32 é composto por fuso principal móvel Z, revólver superior X/Y/Z, revólver inferior X/Y/Z e contrafuso X/Z independente.
 
Com passagem de barras de 32 mm e com grande curso no eixo Z do cabeçote móvel, permite a mudança de operações com ou sem bucha de guia, essa mudança é feita rapidamente em aproximadamente 15 minutos. As novas construções do revólver são os destaques deste torno, pois o movimento de giro é realizado por um eixo NC, sem travamento mecânico. Isto permite um posicionamento rápido em ambos os revólveres em qualquer ângulo.
 
O TNL32 possui também o novo sistema de acionamento de ferramentas, o Dual Drive, com o qual as rotações para as ferramentas subsequentes são iniciadas em paralelo com o tempo principal, garantindo assim, economia no tempo de ciclo de usinagem e longa vida útil para as porta-ferramentas.

Tópicos: