Honda investe R$ 4,2 bi para impulsionar operações no Brasil

Aporte focará em tecnologia híbrida e na cadeia de suprimentos-chave. Empresa espera criar 1.700 empregos diretos e mais de 3.500 indiretos

A Honda Automóveis do Brasil (HAB) anunciou um novo ciclo de investimento estratégico de R$ 4,2 bilhões em suas operações, que ocorrerá de 2024 a 2030. O anúncio foi feito na última sexta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Presidente da HAB, Arata Ichinose.

Ichinose, anunciou ao presidente Lula o novo ciclo de investimentos da Honda no Brasil, concentrados na introdução da tecnologia de veículos híbridos e no desenvolvimento de cadeia de suprimentos-chave para esses modelos. A empresa espera, com esses investimentos, criar 1.700 novos empregos diretos e mais de 3.500 indiretos.

A fabrica de Itirapina (SP) deverá, já a partir da próxima segunda-feira (22), iniciar segundo turno de produção.

De acordo com a empresa, os investimentos visam a expansão contínua dos negócios por meio do lançamento da exclusiva tecnologia híbrida-flex da Honda no mercado brasileiro, da produção local da nova geração do SUV de entrada WR-V, além do aumento do volume de produção e geração de empregos no país.

O presidente da HAB, Arata Ichinose, destacou que a empresa está comprometida em se alinhar ao compromisso global de alcançar a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050. A introdução da tecnologia e:HEV flex no mercado brasileiro reforça esse compromisso.

Além disso, os investimentos também incluirão a produção nacional da nova geração do WR-V, prevista para iniciar no segundo semestre de 2025. A HAB planeja aumentar gradualmente a produção de sua fábrica no Brasil a partir de abril.