Mercado de robótica deve chegar a US$ 150 bi nas próximas duas décadas

Demandas emergentes e avanços tecnológicos devem impulsionar o crescimento contínuo da indústria robótica

Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento exponencial na presença e aplicação da tecnologia robótica na indústria. Segundo o IDTechEx, o mercado de robótica móvel em logística e entrega deverá se aproximar de US$ 150 bilhões, destacado por um crescimento anual nas próximas duas décadas. Os setores manufatureiros serão os principais beneficiários dessa evolução, com a otimização de processos, redução de erros e aumento da eficiência como principais vantagens.

Com a automação já consolidada em diversas linhas de produção, a expectativa é que os robôs industriais passem a desempenhar papéis ainda mais significativos. Prevê-se que, até 2030, esses sistemas evoluam para serem mais adaptáveis, inteligentes e colaborativos, integrando-se ainda mais com os humanos no ambiente de trabalho.

As fábricas do futuro tendem a ser impulsionadas pela interconectividade dos robôs e pela inteligência artificial, resultando em cadeias de produção ágeis e flexíveis. A IDTechEx prevê que o tamanho anual do mercado de Robô Móvel Autônomo (AMRs) para intralogística poderá ter um aumento de 52 vezes até 2044, em comparação com 2023. O mercado global de robôs de serviços deve ultrapassar os 70 milhões de dólares até 2032. 

A próxima década se apresenta como um período promissor para a indústria robótica, seja na evolução dos sistemas autônomos, na colaboração homem-máquina ou nas transformações sociais e econômicas. ‘’Estamos empolgados com o potencial que a integração dos novos sistemas robóticos oferecem às linhas de produção. A integração dos robôs, não só aumenta a capacidade produtiva, mas também eleva os padrões de precisão e qualidade na fabricação dos produtos.’’ afirma Vander Ducatti, diretor comercial da PR2.


Continua depois da publicidade


A medida que a indústria robótica se expande, fica claro que estamos no limiar de uma nova era de eficiência e inovação. A colaboração entre tecnologias avançadas promete revolucionar os processos industriais. Contudo, esse avanço exige uma abordagem cuidadosa para garantir que o progresso seja acompanhado por uma transição equitativa e pelo reconhecimento contínuo do papel humano nesse cenário em evolução. O desafio futuro reside não apenas na melhoria da indústria robótica, mas na busca por uma harmonia entre máquinas e seres humanos, rumo a um futuro colaborativo e promissor. 

*Imagem de capa: Depositphotos