Votorantim Cimentos anuncia R$ 5 bilhões para modernizar e expandir produção

Empresa anuncia plano abrangente para ampliar capacidade de produção, adotar tecnologias de ponta e fortalecer logística, promovendo o crescimento sustentável do setor cimenteiro no país

A Votorantim Cimentos, líder na indústria cimenteira, revelou um ambicioso investimento de R$ 5 bilhões destinado a ampliações, modernizações, logística eficiente e incursões em novos negócios no Brasil. O programa, segundo comunicado da empresa, inclui a construção de uma moderna unidade de moagem em Salto de Pirapora (SP), capaz de adicionar 1 milhão de toneladas anuais à capacidade produtiva a partir de 2025.

O compromisso da empresa se estende por todas as regiões do Brasil, com investimentos estratégicos visando aprimorar a competitividade, elevar a capacidade de coprocessamento e reduzir significativamente as emissões de CO2. A modernização não se limita à produção, incorporando conceitos avançados de eficiência minerária, energética e automação industrial.

Para reforçar ainda mais sua posição no mercado, a Votorantim Cimentos investirá em logística, aplicando automação e inteligência artificial, enquanto acelera seus negócios emergentes, incluindo Motz (logtech e transportadora digital), Verdera (gestão de resíduos e coprocessamento) e Viter (soluções agrícolas).

O CEO global da Votorantim Cimentos, Osvaldo Ayres Filho, destacou a sólida posição financeira da empresa, ressaltando que a estratégia de investir em operações já existentes maximiza a alavancagem operacional, obtendo retornos mais atrativos com riscos controlados.

Este anúncio também reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade, enquanto parte do investimento será destinado a projetos que visam a descarbonização e à incorporação de energia solar na matriz energética, contribuindo para a diversificação e a adoção de práticas mais sustentáveis no setor.


Continua depois da publicidade


O início das obras está programado para o primeiro semestre deste ano, com conclusão prevista até o segundo semestre de 2025.

*Imagem de capa: Depositphotos