Pesquisadores projetam câmara de combustão mais eficiente e sustentável para produção baterias

Uma equipe do MIT está trabalhando para aproveitar a combustão para produzir materiais para auxiliar na transição energética, incluindo alguns que são críticos na fabricação de baterias de íon-lítio.

Com o intuito de contribuir com a transição energética e evitar a ameaça das mudanças climáticas, uma equipe de pesquisadores do MIT está trabalhando para aproveitar a combustão e produzir materiais valiosos, incluindo alguns que são mais críticos na fabricação de baterias de íon de lítio.

equipe do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT.
Da esquerda para a direita: A aluna de pós-graduação Chuwei Zhang, a professora assistente Sili Deng, a aluna de pós-graduação Maanasa Bhat e o pós-doutorado Jianan Zhang estão atrás do aparato em escala de laboratório que usam para investigar um método de baixo custo de sintetizar materiais essenciais para a fabricação de baterias de íons de lítio. Imagem: Gretchen Ertl/ MIT News.

De acordo com do MIT News, foi pensando na combustão que a professora assistente no Departamento de Engenharia Mecânica do MIT, Sili Deng lidera um grupo que, entre outras coisas, desenvolve modelos teóricos para ajudar a entender e controlar sistemas de combustão para torná-los mais eficientes e controlar a formação de emissões, incluindo partículas de fuligem.

“Então pensamos, considerando nossa experiência em combustão, qual é a melhor maneira de contribuir para a transição energética?”, questiona Deng. Ao considerar as possibilidades, ela observa que a combustão se refere apenas ao processo – não ao que está queimando. “Embora geralmente pensemos em combustíveis fósseis quando pensamos em combustão, o termo 'combustão' abrange muitas reações químicas de alta temperatura que envolvem oxigênio e, normalmente, emitem luz e grandes quantidades de calor”, diz ela.

Melhorando baterias de íon de lítio e reduzindo os custos

A demanda por baterias de íon-lítio deve disparar nas próximas décadas, segundo o MIT. As baterias serão necessárias para alimentar a crescente frota de carros elétricos e para armazenar a eletricidade produzida pelos sistemas solar e eólico.


Continua depois da publicidade


Alguns especialistas projetam que a demanda global por baterias de íon-lítio pode aumentar dez vezes ou mais na próxima década. Dadas essas projeções, muitos pesquisadores estão procurando maneiras de melhorar a tecnologia da bateria de íon-lítio. Deng e seu grupo não são cientistas de materiais, então eles não se concentram em fazer novos e melhores produtos químicos para baterias. Em vez disso, seu objetivo é encontrar uma maneira de reduzir o alto custo de fabricação de todas essas baterias. E grande parte do custo de fabricação de uma bateria de íon-lítio pode ser atribuída à fabricação de materiais usados ​​para fabricar um de seus dois eletrodos – o cátodo.

As pesquisadoras do MIT começaram sua busca por economia de custos considerando os métodos agora usados ​​para produzir materiais catódicos. As matérias-primas são normalmente sais de vários metais, incluindo o lítio, que fornece íons – as partículas eletricamente carregadas que se movem quando a bateria é carregada e descarregada.

A tecnologia de processamento visa produzir minúsculas partículas, cada uma formada por uma mistura desses ingredientes, com os átomos dispostos na estrutura cristalina específica que dará o melhor desempenho na bateria finalizada.

Uma nova maneira de fazer um material de cátodo de alto desempenho

Deng observa que todos os componentes de seu sistema integrado já são usados ​​na indústria, geralmente em grande escala e com alta taxa de fluxo. “É por isso que vemos um grande potencial para que nossa tecnologia seja comercializada e ampliada”, diz ela. “Onde nossa experiência entra em ação é no projeto da câmara de combustão para controlar a temperatura e a taxa de aquecimento, de modo a produzir partículas com a morfologia desejada”.