UFMG oferece curso gratuito em tecnologia de comunicação móvel 5G

Inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro; curso é voltado ara profissionais de áreas relacionadas

 A Universidade Federal de Minas Gerais está com inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro para o curso gratuito de capacitação na tecnologia de comunicação móvel 5G. A iniciativa é voltara para estudantes de graduação ou profissionais com graduação em cursos relacionados à temática, como Engenharia, Computação e Tecnologia da Informação.

As aulas terão início em 22 de março, com duração de cinco semanas. Todo o curso será a distância e terá aulas remotas ao vivo, aulas de mentoria ao vivo e aulas gravadas com material didático a ser recomendado, totalizando 40 horas/aula.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. Os critérios de seleção dos alunos incluem a formação do candidato e a dedicação declarada para os estudos. Os candidatos selecionados deverão confirmar sua participação e se registrar no curso.

O material das aulas (vídeo-aulas, slides com texto, imagem e áudio) será majoritariamente em inglês, havendo também aulas tira-dúvidas e a interação com os instrutores em português.

Como pré-requisito para o bom aproveitamento do curso, o aluno deverá ter noções básicas de comunicação de dados, redes de computadores, programação de computadores, redes sem fio e telecomunicações, mas não necessariamente em todos esses itens. É necessário que o candidato tenha acesso à internet para participar do curso. Os alunos que tiverem o desempenho desejado receberão certificado de participação.

Para entender o 5G

O programa será ministrado por instrutores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Segundo o professor José Marcos Nogueira, co-coordenador do projeto, o curso tem como público-alvo pessoas que gostam de tecnologia, que têm uma formação mais técnica, que gostam de entender como a internet e as comunicações funcionam e querem se capacitar. “O objetivo desse projeto é formar recursos humanos em redes móveis 5G, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação no país e capacitar estudantes para projetos futuros e inserção no mercado. Serão, ao todo, quatro turmas de 50 alunos”, explica.


Continua depois da publicidade


Ainda segundo o professor, o curso terá aulas de mentoria on-line e estudo off-line com o material recomendado. “As aulas on-line serão no período noturno, uma ou duas vezes por semana. Todos os instrutores são do Laboratório de Redes sem Fio (WiNet) do DCC-UFMG, que é especializado em comunicação sem fio, comunicação móvel celular e internet. O curso, de caráter introdutório, objetiva a capacitação do aluno em tópicos variados relacionados com a tecnologia de redes 5G, como os fundamentos da comunicação móvel sem fio, a arquitetura das redes 5G, os protocolos utilizados, os serviços básicos, as diversas soluções e aplicações 5G (veículos, saúde, educação, agricultura, indústria) e a segurança em redes 5G”, descreve.

O curso faz parte de um projeto que é objeto de um acordo de parceria para execução de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no âmbito dos Programas e  Projetos Prioritários (PPI), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e recursos da Lei nº 8.248/91. O acordo foi firmado entre UFMG, Softex e Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), em janeiro de 2023.

*Imagem de capa: Depositphotos