Embrapii e Canadá fazem parceria para promoção de novos produtos e processos

A Embrapii e o NRC abriram chamada para a promoção de novos produtos e processos envolvendo pequenas e médias empresas canadenses.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC, sigla em inglês) abrem chamada para unir pequenas e médias empresas canadenses e a indústria brasileira em projetos de inovação. A proposta é integrar conhecimentos em tecnologias com potencial de mercado nas áreas de saúde, bioeconomia florestal, mineração, agroindústria e aeroespacial.

“A cooperação internacional é uma ferramenta que a Embrapii possui para estimular projetos inovadores em áreas estratégicas. A interação entre empresas além fronteira eleva o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e novos produtos a uma escala global”, destaca o presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.

Para participar da seleção, empresas de ambos os países devem se unir em consórcio e apresentar uma proposta conjunta, preferencialmente envolvendo tecnologias que envolvam IoT, inteligência artificial, manufatura avançada ou bioeconomia. O lado brasileiro também precisa negociar o projeto com alguma Unidade Embrapii para que a empresa canadense possa submeter a proposta final à avaliação do NRC.

Os selecionados vão receber apoio financeiro e suporte técnico para o desenvolvimento da solução. Se necessário, empresas interessadas terão suporte para identificar parceiros do projeto em ambos os países. As inscrições ficam abertas até dia 13 de junho e detalhes sobre o processo de preparação e envio de propostas podem ser acessados nesta página.

A chamada é resultado do acordo de cooperação internacional assinado entre a Embrapii e o NCR. O modelo prevê que as empresas e as instituições de pesquisa sejam financiadas por seus respectivos países, segundo as regras de cada organização. A empresa brasileira terá acesso às modalidades de apoio da Embrapii, desde que cumpra os pré-requisitos.