Projeto inédito quer oferecer instalações completas de fábricas de baterias

Manz AG, GROB-WERKE e Dürr firmaram cooperação para explorar negócios de produção de baterias de lítio-íon

Manz AG, GROB-WERKE e Dürr AG firmaram uma cooperação estratégica para o desenvolvimento conjunto de projetos para fornecimento de equipamentos e instalações completas para fábricas de baterias. O objetivo é explorar o imenso potencial de crescimento dos negócios de produção de baterias de lítio-íon, cobrindo toda a cadeia de valor deste setor.

O gatilho mais importante para o forte crescimento da demanda por tais tecnologias é a eletromobilidade. Quanto mais carros elétricos na estrada, maiores são os requisitos por alta qualidade e alto desempenho. É por isso que diversos fabricantes do mercado de automóveis estão atualmente investindo em fábricas de baterias ou manifestaram planos de fazê-lo. No entanto, hoje a capacidade produtiva na Europa ainda é insuficiente para atender a esta crescente demanda.

No âmbito da parceria as empresas planejam se estabelecer de forma conjunta como um fornecedor europeu de sistemas de produção de baterias, posicionando-se deste modo como uma alternativa confiável de fornecedores, que até o momento vêm principalmente da Ásia.

Leia também: 2021 fechou com 165 milhões de carros elétricos nas estradas do mundo

As três empresas querem estabelecer padrões de máquinas inovadoras "made in Europe". Com isso, o acesso ao mercado e a experiência técnica das empresas é combinada de maneira ideal. O mercado alvo da cooperação é principalmente o setor automotivo. A combinação de suas habilidades permite às empresas parceiras oferecer a seus clientes automotivos a solução completa na cadeia de produção de baterias de íon-lítio, e assim suportá-los a atender à demanda significativamente crescente de mobilidade elétrica. Além disso, as empresas também estão de olho em projetos nas áreas de sistemas estacionários e eletrônicos.

Parceria estratégica garante a liderança tecnológica no mercado

Como uma empresa de engenharia de alta tecnologia de presença global, a Manz AG está contribuindo com décadas de experiência em desenvolvimento de etapas-chave da produção de diversos tipos de células de íons-lítio e na montagem de módulos. Seu
portfolio atende desde células tipo botão, prismáticas e tipo pouch.


Continua depois da publicidade


A GROB tem sido pioneira na construção de sistemas de produção e automação por mais de 95 anos e se destaca com experiência na concepção, planejamento e comissionamento de sistemas altamente complexos e específicos para produção em larga escala, especialmente para a indústria automotiva com um forte foco em eletromobilidade, como motores elétricos e tecnologias voltadas a baterias. 

Como um dos principais fabricantes mundiais de máquinas e instalações, a Dürr AG complementa a aliança. A Dürr tem experiência com a fabricação de eletrodos e outras etapas de produção na montagem de células e módulos. Entre outros projetos, a Dürr fornece sistemas para revestimento de eletrodos para a joint venture Cellforce, da Porsche. A Dürr também está contribuindo com sua experiência no atendimento a projetos de grande escala, assim como na automação e digitalização.

Imagem de capa: Depositphotos