Intermach deve gerar negócios de até R$ 300 milhões na indústria metalmecânica

Feira reúne tecnologias e inovações, com destaque para indústria 5.0, atraindo visitantes do mercado nacional e internacional.

A cidade de Joinville (SC) recebe no mês de setembro a 13ª Intermach, maior Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica do Sul do país. Depois de três anos sem ocorrer em razão da pandemia de Covid-19, o evento retorna para movimentar a indústria metalmecânica. A expectativa, para este ano, é que sejam firmados contratos envolvendo até 300 milhões, que devem se solidificar em até 12 meses após a realização do evento.

A feira deste ano ocorre entre 13 e 16 de setembro e o evento se tornou a vitrine para grandes negócios, concentrando máquinas e equipamentos de última geração de fornecedores nacionais e internacionais nas áreas de Usinagem, Soldagem, Metrologia Industrial, indústria 4.0, impressão 3D, manufatura aditiva e soluções AI/IoT.

Nesta edição a expectativa é reunir 24 mil profissionais de 400 cidades e 20 estados além de países da América do Sul, consolidando a importância do evento para o setor industrial da região Sul.

Organizada pela Messe Brasil, a Intermach de 2022 ocorre no Centro de Convenções e Exposições Expoville – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, e vai funcionar das 13 às 20, em todos os dias de evento. Dentro da feira, haverá diversas exposições, apresentações técnicas e de novos produtos e serviços.

Richard Spirandelli, diretor da feira, destaca que a feira é uma ótima oportunidade de alavancar os negócios, pois oferece condições comerciais atrativas e linhas de crédito serão oferecidas aos participantes. “É de praxe o expositor oferecer melhores condições comerciais durante a feira, além disso teremos agentes financeiros oferecendo linhas de crédito no evento. Os visitantes terão a oportunidade de comparar as máquinas em funcionamento lado a lado, conversar com a equipe técnica de atendimento presente no evento, obter as melhores condições comerciais que os expositores oferecem na feira, além de poder obter linhas de crédito oferecidas no próprio evento. O estímulo aos negócios e renovação do nosso parque fabril será muito forte”, explica.

Soluções inovadoras para a indústria

Um mundo de oportunidades em tecnologia e inovação estará à disposição dos visitantes da Intermach. Destaque para soluções de inteligência para o chão de fábrica, manufatura estratégica, conceitos da indústria 5.0 e transformação digital. Sistemas passam a cuidar das otimizações e automação de processos, desempenhando um papel importante na captura de dados e análise dos resultados e as soluções em IoT (internet das coisas) estão cada vez mais focadas no aumento de produtividade.


Continua depois da publicidade


A Intermach terá modernas soluções inteligentes de manufatura que combinam tecnologias de sensor, de software e autônomas. A dinâmica é colocar os dados a trabalhar de forma autônoma, aumentando a eficiência e produtividade, qualidade e segurança em qualquer setor, seja o industrial, de fabricação, de infraestrutura, público e em aplicativos de mobilidade. As tecnologias estão moldando a produção e os ecossistemas relacionados às pessoas, para que se tornem cada vez mais conectadas e autônomas, garantindo um futuro escalável e sustentável.

Nesse contexto, impressoras 3D garantem prototipagem rápida, com baixo custo, versatilidade e fluxo nos processos de design. A tecnologia da realidade virtual é utilizada no desenvolvimento e na validação de soluções ainda em fase de projeto.

A feira apresenta também máquinas e equipamentos inovadores para estamparia, corte e dobra. Serviços de metrologia que atendem às normas técnicas com acreditação à RBC (Rede Brasileira de Calibração do Inmetro), máquinas de rastreabilidade, codificação industrial e identificação de produtos. Os centros de usinagem e fresadoras CNC são cada vez mais versáteis e podem ser aplicados para usinar ampla gama de materiais e produtos.

Por sua vez, as máquinas e equipamentos de movimentação abrangem sistemas de esteiras porta cabos, cabos elétricos especiais, conectores, buchas autolubrificantes, guias lineares e componentes de tecnologia de acionamento, tarugos para usinagem de peças personalizadas e impressão 3D. A Intermach reúne também, compressores de parafuso com pressão de até 20 bar, sendo ideais para aplicação em indústrias que utilizam máquinas de corte a laser de fibra, em seu processo produtivo. Há ainda, máquinas de solda e sistemas de automação e robótica com soluções de segurança antiesmagamento, que atendem a NR12, dispensando o enclausuramento, o que amplia a área livre para manuseio das peças a serem soldadas.