Logomarca Indústria 4.0

Afinal, como a internet das coisas está revolucionando a indústria?

Entenda como funciona a Indústria 4.0 e veja como a internet das coisas pode transformar os processos industriais!

Por: Marlos Cravo - Head of Product Indústria      30/10/2019

Muito tem se falado sobre o conceito de Indústria 4.0 e do uso das novas tecnologias habilitadoras nesse processo de digitalização desde os setores administrativos até o chão de fábrica. Uma das opções que podem ser implementadas na sua empresa é a Internet das Coisas (IoT), que basicamente é a conexão de objetos à Internet para transmissão de dados e comunicação.

Neste artigo, preparei alguns números para que você conheça todos os benefícios da Internet das Coisas na Indústria e veja que fazer essa aquisição pode trazer grandes mudanças para o seu negócio. Confira!

Um panorama sobre a Indústria 4.0

Segundo relatório da PwC, cerca de US$ 6 trilhões serão investidos, ao redor do mundo, em tecnologias de Internet das Coisas entre 2015 e 2020. As empresas brasileiras já começaram a enfrentar o desafio de tornarem seus processos mais modernos e digitais e também já começam a se inteirar sobre as novidades trazidas pela Indústria 4.0

Em 2018, 48% das grandes indústrias presentes no Brasil afirmaram em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que pretendiam destinar mais recursos para a aquisição de novas tecnologias e 73% dessas organizações já estão, ao menos, em fase inicial de implementação de sistemas de gestão, soluções de Big Data, Inteligência Artificial e, é claro, de IoT.

Uma das principais vantagens de utilizar as tecnologias habilitadoras é a possibilidade de automatizar processos e, com isso, aumentar a produtividade da empresa. Além disso, há ganhos na agilidade e volume de dados para tomada de decisões mais rápida e precisa, visualização mais ampla e metrificada do desempenho da empresa, bem como a possibilidade de conhecer ainda mais os seus clientes e hábitos de compra e consumo.

As aplicações da Internet das Coisas na Indústria

É possível utilizar as soluções de Internet das Coisas para as mais variadas atividades dentro da sua indústria. Destacarei aqui as principais novidades para que você conheça e veja qual delas poderia fazer toda a diferença para o seu negócio. 

Medição de desempenho

Existem aplicações de IoT que podem ser associadas à sua linha de produção para identificar qual é o desempenho das suas máquinas, avaliando se elas estão funcionando conforme esperado, se estão utilizando a quantidade de suprimentos determinada pelo fabricante e, até mesmo, se algum setor precisa de outros equipamentos para melhorar a produtividade.

Acompanhamento de manutenções

Imagine a possibilidade de diminuir o número de manutenções corretivas e conseguir reduzir custos com esse processo. Isso é possível com as soluções de IoT, que monitoram em tempo real as condições das suas máquinas e podem fornecer dados relevantes para a sua rotina de inspeção, permitindo que as manutenções preventivas e preditivas sejam mais precisas.

Controle de qualidade

Com o apoio de câmeras e etiquetas RFID, é possível monitorar a qualidade do processo produtivo nos seus equipamentos e verificar, a qualquer hora e de qualquer lugar, se o padrão de qualidade estabelecido pela sua equipe está sendo seguido pelas máquinas.


Continua depois da publicidade


Contar com as novas tecnologias para revolucionar a sua empresa está ficando cada vez mais acessível. É preciso apenas que você encontre os melhores parceiros para ajudá-lo nessa jornada de transformação digital e na implementação de soluções complementares como a Internet das Coisas na indústria.

Indústria 4.0 na prática

Gostou deste conteúdo e quer conversar sobre como aplicá-lo na prática? Participe do Mega Experience Campinas no dia 27/11, o maior encontro sobre transformação digital do interior paulista. O evento é gratuito e conta com uma trilha exclusiva sobre Indústria 4.0. Clique aqui para mais informações!

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Marlos Cravo - Head of Product Indústria

Head of Product na Mega Sistemas e agilista, Marlos Cravo apoia times de scrum a encontrarem sua essência ágil. Há mais de 10 anos anos no mercado de desenvolvimento de software de gestão integrada, atua com foco na indústria, mapeando oportunidades e desenvolvendo soluções que possibilitem as fábricas a serem mais produtivas e mais rentáveis em sua produção.