Tecnologia e soluções para usinagem de parafusos dentários

ISCAR, fabricante líder de ferramentas de corte para a Indústria Metal Mecânico, investiu tempo e recursos para desenvolver soluções otimizadas para o maquinário do setor médico, aplicando geometrias, ferramentas e classes dedicadas.

A ISCAR fornece ferramentas de corte dedicadas para cada uma das principais operações envolvidas na usinagem de parafusos dentários.

A ISCAR desenvolveu duas opções para desbaste em torneamento externo. A ferramenta compacta SWISSCUT é projetada para tornos CNC e automáticos tipo suíço e permite tempo de set-up rápido e fácil indexação sem a necessidade de remover o porta-ferramenta da máquina, enquanto as pastilhas são equipadas com quebra cavacos projetados especificamente para usinagem de peças pequenas. A segunda opção trata-se de porta-ferramentas SWISSTURN, com um mecanismo de fixação único para otimizar a fixação e substituição da pastilha em máquinas do tipo suíço, e ferramentas com sistema de refrigeração para alta pressão JETCUT.  As ferramentas SWISSCUT são utilizadas para a operação de rosqueamento e torneamento.

Fresas de topo CHATTERFREE são utilizadas para fresamento de ranhura, maximizando a taxa de remoção de material, eliminando a vibração e reduzindo o tempo de ciclo. A geometria retificada única fornece excelente acabamento superficial e vida útil da ferramenta, mesmo realizando usinagem com altas taxas de remoção de material.

As pastilhas PENTACUT realizam as operações de corte e canais. Com 5 arestas e fixação da pastilha extremamente rígida, a PENTACUT é uma pastilha robusta para parâmetros de usinagem superiores, principalmente em materiais macios, corte de tubos e peças pequenas com paredes finas.

As ferramentas SWISSCUT são utilizadas na operação de faceamento e torneamento da cabeça dos parafusos, enquanto a operação furação é realizada com brocas de metal duro SOLIDDRILL e profundidades de furação 3xD e 5xD e corte à direita. As brocas possuem furos de refrigeração.


Continua depois da publicidade


As operações de fresamento de rosca conta com as fresas SOLIDTHREAD, com 3 facas e haste aliviada entre a zona de corte permitindo contornos precisos e alto desempenho. O perfil extremamente menor exerce baixa força, que minimiza a flexão da ferramenta, resultando em alta precisão e paralelismo da rosca por todo o contorno. 

Fresas de topo de metal duro SOLIDMILL, com 2 facas e comprimento médio com hélice à 30 °, realizam a operação de fresamento da chaveta.

Fonte: ISCAR LTD

Tradução e Adaptação: Dep. de Engenharia de Torneamento Iscar do Brasil