Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   31/03/2019   |   Projeto Descomplicado   |  

SolidWorks e a Plataforma 3DEXPERIENCE na prática

Senhores,

Um post rápido de funcionamento da Plataforma 3DEXPERIENCE e a conectividade do SolidWorks.

SolidWorks e seus arquivos

O CAD de projetos mecânicos mais popular do mercado é o SolidWorks, mas em alguns fatores ele poderia ser melhor.

 

Conectando

Se conectado à Plataforma 3DEXPERIENCE, alguns benefícios são adquiridos. O primeiro é um painel da solução junto a interface do produto. Aliado a isso, ainda é possível agregar recursos típicos de gestão de documentos:

  • Reserva de arquivos

  • Controle de versões e revisão

  • Pesquisas de documentos

 

Montando na Plataforma

Com os objetos SolidWorks conectados na plataforma, muitas coisas podem ser executadas, como:

  • Criação de montagens de mockups digitais

  • Integração com processos de fábricas

  • Gestão de números de série

Confira na imagem o funcionamento da plataforma quando executada na web, em um computador linux. Nesta modalidade, não é necessária qualquer instalação e a montagem é executada por meio da própria web. Sem a conexão com o 3DEXPERIENCE, o SolidWorks não conseguiria, na maior parte das vezes, gerenciar montagens tão grandes.

 

Edição

A exploração web é um dos cenários de trabalho, mas o mesmo objeto pode ser editado em um cliente local. Baseado nisso, todos os recursos de edição de CAD podem ser executados com base nos recursos do CATIA 3DEXPERIENCE, integrados com os sub conjuntos SolidWorks.


Continua depois da publicidade


Visualização local

Também de forma local, o objeto pode ser explorado sem qualquer recurso de edição. Dessa forma, é possível ter a compreensão do que foi utilizado na montagem por meio de uma imagem e não apenas em listas, como nas ferramentas de mercado.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner