Livro esclarece dúvidas e traz informações sobre a Quarta Revolução Industrial

Professores do Centro Universitário FEI participam da obra, que reúne diversos especialistas do Brasil e será lançada na próxima quarta-feira (21/02)

Considerada a Quarta Revolução Industrial, o conceito de Indústria 4.0 já é uma realidade no mundo e no Brasil. As indústrias e empresas têm buscado entender e trabalhar de forma mais automatizada, o que inclui robôs e tecnologias digitais a favor da produção inteligente e otimizada. Como toda novidade, o assunto ainda gera dúvidas sobre suas práticas e conceitos. Pensando nisso, especialistas da indústria e do meio acadêmico – entre eles quatro professores da FEI - escreveram o livro Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil, que será lançado na próxima quarta-feira, 21 de fevereiro, em São Paulo. A obra traça um panorama das tecnologias associadas a essa revolução que se inicia e os impactos de sua adoção para a sociedade e para o Brasil.

No livro, professores do Centro Universitário FEI, Instituição que possui um dos mais modernos laboratórios de Manufatura Digital da América Latina, compartilharam suas visões e reflexões sobre o assunto. A ideia é que o livro sirva para trazer informações tanto para o público especializado, quanto para leigos. "No livro, buscamos uniformizar linguagens sobre o assunto, que ainda é um tema que gera muitas dúvidas. Por isso, a obra combina visões acadêmicas e de mercado, com profissionais que atuam na área", destaca o professor Alexandre Massote, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI, autor do capítulo 2, Panorama do Contexto do Início da Jornada na Quarta Revolução Industrial, junto com a professora Gabriela Scur, também da FEI.

O livro ainda conta com a participação dos professores, Fábio Lima, do Departamento de Engenharia de Produção e Rodrigo Filev, do Departamento de Ciência da Computação da FEI, que contribuíram, respectivamente, no capítulo 9, A Quarta Revolução Industrial e a Indústria 4.0 e no capítulo 4, Mundo Digital 1: Internet das Coisas (IoT).


Continua depois da publicidade


A obra foi elaborada de forma coletiva e conta com a contribuição de mais de 50 profissionais ligados ao setor, sob a coordenação de professores do grupo GAESI (Gestão em Automação em TI) e demais departamentos da USP. O lançamento do livro contará com palestras sobre a Indústria 4.0 com os autores e sessão de autógrafos. A obra está em pré-venda no site da editora Brasport.


Serviço – lançamento do livro "Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil"

Data: 21/02

Horário: 14h às 18h

Endereço: Universidade de São Paulo, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Rua da Biblioteca, s/n - Vila Universitária, São Paulo - SP, 05508-050

São Paulo - SP

Inscrições gratuitas pelo e-mail inscriçõ[email protected] ou pelo telefone (11) 3274-5100

Site para compra do livro: http://www.brasport.com.br/negocios/tecnologia/automacao-e-sociedade/


Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.