Logomarca Indústria 4.0

Siemens e Bentley Systems constroem gêmeo digital para o maior complexo petroquímico integrado da Indonésia

Novidade transforma dados analógicos da planta em uma estrutura de gêmeo digital automatizada.

Por: Assessoria de Imprensa      31/07/2020 

A Siemens e a Bentley Systems desenvolverão o primeiro gêmeo digital petroquímico da Indonésia para a empresa Chandra Asri, o maior complexo petroquímico integrado do país. Com mais de 27 anos de atividades, a companhia projeta dobrar sua capacidade nos próximos cinco anos e explorar o crescimento econômico na região. O desenvolvimento e implementação desse gêmeo digital ocorrerão em fases que vão até 2025.

O gêmeo digital do complexo petroquímico integrado da Chandra Asri, na cidade de Cilegon, permitirá a visualização de dados digitalizados dos ativos da planta e dados de engenharia. Assim, os dados analógicos da planta são transformados em uma estrutura de gêmeo digital automatizada, reduzindo assim os riscos de erro. Dessa forma, as informações serão acessíveis por meio de uma plataforma digital integrada, garantindo precisão, consistência e integridade de dados, além de facilidade de manutenção.

“Celebramos esta parceria com a Bentley e a Siemens e esperamos grandes resultados no futuro. Com o ingresso da Chandra Asri em nossa jornada de transformação digital, alinhada com as perspectivas da Indústria 4.0 da Indonésia, ter um parceiro confiável e fidedigno vai nos diferenciar dos outros e trazer uma vantagem estratégica à nossa posição no mercado”, disse Erwin Ciputra, diretor-presidente da Chandra Asri. "Nossa ambiciosa expansão do segundo complexo petroquímico para atender à crescente demanda da Indonésia certamente se beneficiará de uma operação digital de ponta a ponta", acrescentou.

O AssetWise, da Bentley Systems, e o COMOS, da Siemens, serão a base da solução do gêmeo digital. O AssetWise é um software de desempenho de ativo que fornece suporte fundamentado para decisões e gestão de mudança, do planejamento de capital à manutenção pró-ativa de ativos. O COMOS é um software integrado de gerenciamento e ciclo de vida de planta que integra dados de engenharia, automação e operações, com um plano customizável para a ativação de dados (data enablement) de planta industrial.


Continua depois da publicidade


Além disso, as ferramentas de projeto de engenharia da Bentley, OpenPlant e ProSteel, serão usadas para modelar e manter informações estruturais e de tubulação para projetos de expansão e de unidades novas (brownfield e greenfield). De modo associado, a solução conjunta manterá a integridade e a precisão dos dados durante todo o ciclo de vida. A FKA Global será a parceira de integração de sistemas e fornecerá serviços de digitalização, manutenção e outras melhorias da solução após a implementação.

O PlantSight é a solução de gêmeo digital para a indústria de processos desenvolvida em conjunto pela Siemens e a Bentley. Recentemente aprimorada para oferecer suporte a processos de desempenho e confiabilidade de ativos, a solução de gêmeo digital permitirá que as empresas lidem com maior volume de dados IIoT (Internet das Coisas Industrial) e utilizem análises em tempo real e o poder da IA para obter insights e permitir a colaboração em tempo real entre Engenharia, Operações e Manutenção.

O uso dessa tecnologia permitirá um suporte mais fundamentado para decisões, do planejamento de capital à manutenção de ativos, mitigando riscos e aumentando a eficiência operacional, além de garantir a conformidade regulatória.

“Estamos orgulhosos de poder trabalhar com a Chandra Asri em sua jornada de transformação digital. Nossa metodologia COMOS de ativação de expansão apoia a Chandra Asri a transformar seus dados analógicos díspares da planta em uma estrutura de gêmeo digital automatizada, tornando a planta mais eficiente e econômica. Isso ajudará a Chandra Asri a aperfeiçoar ainda mais sua jornada de transformação digital”, comentou Eckard Eberle, CEO da divisão de Automação de Processos da Siemens. “A Siemens está oferecendo um portfólio de Eletrificação, Automação e Digitalização exclusivamente integrado ao longo de todo o ciclo de vida das plantas de processo”, completou o executivo da Siemens.  

“A Bentley e a Siemens trabalham juntas há muitos anos para integrar abertamente nosso portfólio complementar de soluções para o setor de processos”, disse Alan Kiraly, vice-presidente sênior de Desempenho de Rede e Ativos da Bentley Systems. “A Chandra Asri se beneficiará imediatamente da adoção de nossas soluções altamente produtivas e interoperáveis, estabelecendo, primeiramente, uma base sólida de informações sobre ativos que lhes forneça informações precisas e prontamente accessíveis. Essa base montará o cenário para a plataforma de gêmeo digital no futuro, no qual a empresa poderá transformar seus processos de trabalho e alcançar sua visão de Indústria 4.0.”

Gostou? Então compartilhe: