Logomarca Indústria 4.0

SKA lança SYNECO 2020 e propõe a conexão em tempo real entre gestão e produção

Por: SKA      20/07/2020 

A SKA lançou, na última semana, o SYNECO 2020, um sistema de gestão MES que controla e monitora a produção em tempo real, através da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE). 

O SYNECO 2020 se propõe a coletar dados da manufatura em tempo real, com foco na redução dos custos de produção e melhoria do aproveitamento e desempenho dos recursos disponíveis no chão de fábrica, possibilitando que apontamentos sejam feitos digitalmente, resultando em dados reais para decisões mais assertivas.

Os dados podem ser coletados de qualquer dispositivo com acesso via browser, independente do sistema operacional do terminal de operação. Pode ser usado desde um computador até um smartphone ou tablet e em qualquer local da planta fabril, não necessitando estar próximo dos dispositivos de coleta.

Com os dados coletados, a comunicação entre setores e unidades de produção é dada em tempo real, dificultando a propagação do informações obsoletas e contribuindo para a melhora dos indicadores de produção medidos que demonstram a eficiência global dos recursos produtivos da fábrica.

Manufatura sem papel 

Toda informação impressa pode estar desatualizada e gerar ruídos de comunicação entre chão de fábrica e gestores. Informações para a produção, em meio digital, são mais certeiras e promovem menos desperdício de papel e recursos. Novos formatos de documentos como protótipos 3D podem ser consultados, além de diversos outros, o que seria impossível em papel.  

O SYNECO 2020 utiliza o OEE para medir a eficiência global dos processos da fábrica. A comunicação é toda adaptada ao fluxo já existente dentro da empresa para que o OEE seja otimizado e a produção esteja de acordo com a real capacidade produtiva. Bons índices de OEE são o que podem dizer se uma fábrica está ou não preparada para competir no mercado internacional, por exemplo.

Gostou? Então compartilhe: